segunda-feira, 10 de maio de 2010

Quadrinista Robert Crumb confirma presença na Flip

Folha Online
O autor Robert Crumb, conhecido por ser um dos expoentes do movimento underground dos quadrinhos americanos, confirmou sua presença na 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre entre 4 e 8 de agosto.
Crumb lançou recentemente o polêmico "Gênesis" (Conrad Editora), uma versão em quadrinhos do mais antigo livro da Bíblia. Agnóstico declarado, o autor ficou mais de quatros anos imerso nos estudos religiosos.
Antes, Crumb já havia transposto obras de Franz Kafka, Charles Bukowski e Philip K. Dick para os quadrinhos.
Nascido nos Estados Unidos em 1943, Crumb vendeu quadrinhos com a mulher, então grávida, pelas ruas de São Francisco, colaborou com o roteirista Harvey Pekar nos anos 70, foi tema do documentário "Crumb", lançado em 1994 pelo diretor Terry Zwigoff.
Produziu ainda quadrinhos autobiográficos publicados pela "New Yorker" e reproduzidos no Brasil pela revista "Piauí".
Ele mora na Provença francesa desde 1991.
Confirmados
Crumb é o décimo autor a confirmar presença no evento literário.
Além dele, estarão na Flip deste ano os ingleses Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua, a iraniana Azar Nafisi, o brasileiro Fernando Henrique Cardoso e os americanos Robert Darnton e Lionel Shriver.

Lou Reed confirma presença na Flip

Folha Online
Lou Reed confirmou presença na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece de 4 a 8 de agosto.
Autor de livros de fotografia e também de compilações das letras de suas músicas, Reed despontou nos anos 1960, quando o Velvet Underground chamou a atenção da pop art Andy Warhol.
Foi nesse mesmo período que a banda lançou "The Velvet Underground & Nico", álbum de estreia que se tornaria um dos mais influentes de todos os tempos.
O livro "Atravessar o Fogo", que reúne 310 canções de Reed, será lançado pela Companhia das Letras em julho.

Toneladas de cabelo serão usadas para conter óleo no Golfo do México

Folha Online
Uma empresa de São Francisco, nos EUA, deve enviar centenas de toneladas de cabelo ao Golfo do México para conter o vazamento de óleo.
Em seu canal no YouTube, a Matter of Trust divulgou um vídeo que mostra como os fios são altamente eficazes em termos de absorção --veja abaixo.
As mechas são colocadas em sacos de nylon reciclado para formar as barreiras. Elas também são preenchidas com pelos de animais. A fabricante recebe doações de lixo de salões de beleza e pet shops que fazem tosa.
O acidente, que ocorreu no local no dia 20 de abril, causou a morte de 11 trabalhadores na plataforma petrolífera Deepwater Horizone e provocou o derramamento de até 3,5 milhões de galões de petróleo bruto.