quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cientistas fazem borboleta artificial voar

Revista Galileu
Pesquisadores japoneses constroem réplica de borboleta rabo-de-andorinha para estudar movimentos.
Da Vinci estava certo. É possível criar uma máquina de voar batendo asas. Pelo menos é isso o que concluíram pesquisadores japoneses ao criar uma borboleta artificial que imita os padrões de vôo incomuns da borboleta rabo-de-andorinha. Seu modelo é chamado de minúsculo ornitóptero (equipamento desenhado para voar batendo asas). Veja abaixo o vídeo do equipamento funcionando:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI141758-17770,00-CIENTISTAS+FAZEM+BORBOLETA+ARTIFICIAL+VOAR.html
O que faz a rabo-de-andorinha ter um formato pouco comum entre as borboletas é o fato de possuir asas muito grandes em relação ao seu corpo pequeno. Dessa forma, ela precisa movimentar a asa menos vezes que as borboletas comuns, tendo um vôo num processo mais passivo. O projeto, dos cientistas Hiroto Tanaka e Isao Shimoyana, aproveitou o conceito para mostrar que é possível uma máquina voar simplesmente batendo asas, sem dependência de outras características aerodinâmicas das borboletas.
Para fazer isso, a equipe de pesquisa construiu uma réplica realista da borboleta, até com membranas minúsculas e veias encontradas em suas asas. O vídeo mostra os resultados de seus esforços, com o ornitóptero voando brevemente para a frente. A ideia é que o experimento, publicado no periódico científico Bioinspiration & Biometrics, permita acumular conhecimento para que, no fututo, máquinas de bater asas sejam possíves para voar.

Elevador japonês carrega até 80 pessoas

O GloboSe você já ficou louco da vida por esperar um tempão o elevador do escritório e ele lotar antes de conseguir entrar, uma empresa japonesa promete dar a solução a esse problema. Cada um dos novos elevadores instalados pela Mitsubishi Electric no edifício de Umeda Hankyu, em Osaka, mede 3,4 metros de largura por 2,8 metros de comprimento e 2,6 metros de altura.
De acordo com nota publicada pela companhia, isso permite levar a enorme capacidade de 80 pessoas, ou mais de 5.250 kg, simultaneamente. Ou seja, os cinco elevadores instalados no prédio podem carregar até 400 pessoas simultaneamente. Não que ficar amontoado com mais 79 pessoas seja bom, mas dá para se consolar com o fato de que o aparelho, ao menos, tem janelas de vidro, permitindo desfrutar a vista. A Mitsubishi não diz se ele é o maior elevador do mundo, mas apenas que "estes são os elevadores maior capacidade de passageiros até hoje no Japão".

Bagulho pra macho!


Steve McCurry faz oficinas sobre fotografia no MIS

Em maio, o Museu da Imagem e do Som (MIS) promove uma série de palestras e workshops voltados à fotografia, cinema e games. O destaque é a palestra gratuita do fotógrafo norte-americano Steve McCurry, que integra programação especial para o mês da fotografia, assim como o workshop História da Fotografia – teoria e prática, promovido pelo LABMIS. O Laboratório de Novas Mídias do Museu também organiza workshop sobre game design, game arte e game cultura. Ocorre, ainda em maio, uma palestra gratuita sobre gestão de acervos filmográficos.
Conhecido mundialmente pela foto da refugiada afegã de 13 anos que foi capa da revista National Geographic em 1985, Steve McCurry é o primeiro convidado do ciclo de palestras e workshops Grandes Mestres da Fotografia de 2010 promovido pela revista Fotografe Melhor e organizado pelo SP Photo Fest. A palestra, que acontece no MIS, centra-se nas imagens de viagens e pessoas fotografadas por McCurry, um dos mais prestigiados fotógrafos da atualidade. Gratuita e com tradução simultânea, a atividade ocorre no dia 20 de maio, das 19h30 às 20h40.
A fotografia continua em pauta no workshop História da fotografia – teoria e prática, que aborda a forma como o homem retratou e representou o mundo por meio da imagem. Partindo do início do século 19, com a invenção da fotografia, passa pelo final deste mesmo século com o surgimento do cinema e aborda o desenvolvimento da estética e da técnica dos registros da imagem, que culminou no advento da eletrônica e das tecnologias digitais, do vídeo, da fotografa e do cinema. Ministrado por Vebis Junior, o workshop é oferecido a preço popular e acontece de 11 a 14 e 18 a 21 de maio, das 14h às 16h30.
A palestra gratuita Gestão de acervos filmográficos, que acontece dia 19 de maio, quarta-feira, às 20h, aborda os conceitos essenciais da conservação, catalogação e difusão de acervos audiovisuais. Ministrado por Maria Fernanda Curado Coelho, mestre em conservação audiovisual pela USP, o evento se focará no cotidiano do arquivo e suas reflexões são aplicáveis na gestão dos arquivos com imagens analógicas ou digitais.
Ainda em maio, acontece o workshop Game design, gamecultura e gamearte: o bom, o mal e o feio da indústria de games, produzido pelo Laboratório de Novas Mídias do MIS (LABMIS) e integrante do ciclo de atividades Mapa do Jogo: práticas, teorias & produção de games, coordenado pela prof. Lucia Santaella. Este módulo discute os conceitos clássicos e atuais de game design, além de refletir sobre game arte e game cultura. Ministrado por Roger Tavares, o workshop é oferecido a preço popular e acontece de 19 de maio a 4 de junho, às quartas e sextas, das 18h40 às 22h.
Programação completa
PalestraSteve McCurry
20.05.2010, das 19h30 às 20h40. No Auditório MIS (177 lugares). Gratuito (retirada de ingresso a partir de uma hora antes na recepção do MIS). Classificação etária: livre.
Workshop História da fotografia – teoria e prática Vebis Junior
De 11 a 14 e 18 a 21.05.2010, das 14 às 16h30. Na Sala de Workshop LABMIS. 12 vagas. R$ 60 (desconto de 50% para estudantes). Inscrições pelo site www.mis-sp.org.br (formulário para oficinas).
Palestra Gestão de acervos filmográficos Maria Fernanda Curado Coelho
19.05.2010, das 20h às 22h. No Auditório MIS (177 lugares). Gratuito (retirada de ingresso a partir de uma hora antes na recepção do MIS). Classificação etária: livre.
Workshop Game design, gamecultura e gamearte: o bom, o mal e o feio da indústria de games Roger Tavares
De 19.05 a 04.06.2010, às quartas e quintas, das 18h40 às 22h. Na Sala de Workshop LABMIS. 12 vagas. R$ 60 (desconto de 50% para estudantes). Inscrições pelo site www.mis-sp.org.br (formulário para oficinas).

Oca do Ibirapuera abre exposição com corpos humanos na sexta-feira


Folha Online

Vinte corpos humanos que exibem ossos, musculaturas, órgãos e estruturas internas estão em "Corpos - A Exposição", que será aberta na Oca (zona sul de São Paulo), na próxima sexta-feira (21).
Mostra semelhante ocorreu em 2007, mas o evento deve atrair novamente um grande número de curiosos --no último, foram 450 mil visitantes.
O processo de tratamento dos corpos --todos de chineses-- é o da polimerização, criado pelo professor norte-americano Roy Glover, no qual o tecido humano é preservado.
O público também pode checar 250 órgãos, todos reais.
Os ingressos para a abertura da exposição estão à venda desde as 9h desta quinta-feira (20) na bilheteria da Oca, pela internet e pelo telefone 4003-5588 (válido em todo o país).

Servidores devem ganhar de acordo com desempenho, sugere OCDE

Folha Online
A OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos) --que reúne países ricos--, divulgou nesta quinta-feira estudo que mostra que o funcionalismo público no Brasil é caro na comparação com outros países. O documento cobra ainda a remuneração dos servidores de acordo com seu desempenho e mudanças na contratação dos cargos comissionados (que não precisam de concurso público).
Segundo o estudo, a remuneração dos servidores públicos no Brasil -incluindo governo federal, estados e municípios-- alcança 12% do PIB (Produto Interno Bruto), acima dos 11% de média dos países membros da OCDE. Apenas nove dos 26 países comparados, todos da organização, têm percentual acima do brasileiro.
"Embora o emprego no governo federal represente apenas 15% do emprego total do governo no Brasil, sua dimensão e custos têm crescido rapidamente nos últimos anos e esta tendência de crescimento deverá continuar no futuro próximo", afirma o texto.
A organização diz que remuneração não é baseada no desempenho dos servidores e que é preciso dar ênfase na gestão por competências, modificando os concursos principalmente para cargos mais qualificados.
"É altamente recomendável que o governo federal comece a mover-se além do recrutamento de pessoal apenas por meio de testes de habilidades acadêmicas e conhecimentos básicos, principalmente para os cargos mais qualificados", completa.
A OCDE recomenda ainda mudanças na contratação de servidores para cargos comissionados. Segundo o relatório, apenas os salários mais altos sejam indicados por critérios políticos e que os níveis intermediários sejam escolhidos em uma lista de acordo com experiência, competência e desempenho.
O secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani, admitiu as limitações, mas disse que o governo continuará fazendo "mais da mesma coisa".
"Nós temos implementado a avaliação de desempenho. Ela é frágil, tem problemas e limitações, mas estamos procurando melhorar. Não são discussões simples e que serão resolvidas de uma hora para outra", afirmou.

Cientistas conseguem ativar célula usando genoma sintético

O Estadão
Construção de genoma a partir de banco de dados pode levar á criação de organismos 'sob medida'
Pesquisadores criaram a primeira célula controlada por um genoma sintético.O trabalho é descrito na edição desta semana da revista Science e, segundo seus autores, poderá levar à produção de micro-organismos especialmente criados para desempenhar funções específicas, como secretar biocombustíveis, retirar poluentes da atmosfera ou produzir vacinas.
A equipe de cientistas, liderada por J. Craig Venter, que chefiou o programa privado de sequenciamento do genoma humano, já havia sintetizado um genoma de bactéria, e já havia transplantado o genoma natural de uma bactéria para outra. Venter, ao apresentar o novo feito numa entrevista coletiva, referiu-se ao experimento do transplante, publicado em 2007, como "filosoficamente, um dos mais importantes que fizemos", por mostrar "como a vida pode ser dinâmica".
Agora, os cientistas uniram os dois avanços e criaram o que chamam de "célula sintética", introduzindo um genoma artificial, copiado de uma bactéria, numa estrutura celular natural.
"Esta é a primeira célula sintética já feita, e nós a chamamos de sintética porque ela é totalmente derivada de um cromossomo sintético, feito com quatro garrafas de produtos químicos e um sintetizador, a partir de informação em nosso computador", disse Venter, em nota.
"Esta passa a ser uma ferramenta muito importante para tentar projetar o que queremos que a biologia faça", acrescentou.
Nos planos dos autores está a criação de algas capazes de capturar dióxido de carbono e transformá-lo em novos combustíveis. Eles também estudam meios de acelerar a produção de vacinas.
No trabalho publicado na Science, a equipe de Venter sintetizou o genoma da bactéria M. mycoides, acrescentando a ele uma "marca d'água" para distingui-lo da versão natural.
A marca d'água inclui, segundo Venter, os nomes de coautores e colaboradores do estudo, um endereço na internet - incluindo um e-mail que quem decifar o código pode acessar - e três citações, incluindo uma de James Joyce e uma do físico Richard Feynman: "O que sou incapaz de construir, sou incapaz de compreender". Tudo codificado em DNA.
Como as máquinas atuais apenas conseguem montar sequências curtas de DNA, os cientistas inseriram os fragmentos em leveduras, cujas enzimas reparadores de DNA "amarraram" as sequências. Eles então transferiram as sequências de tamanho médio para a bactéria E. coli e de volta para a levedura. Depois de três rodadas de montagem, havia um genoma de mais de um milhão de bases pronto.
O genoma sintético então foi transplantado para um outro tipo de bactéria, M. capricolum. O novo genoma "ativou" as células receptoras, que passaram a se comportar e a produzir proteínas como se fossem M. mycoides.
Embora as primeiras células fossem a combinação de uma estrutura pré-existente com o DNA sintético, elas se reproduziram, gerando células criadas inteiramente de acordo com as instruções do genoma artificial, disseram os autores.
A célula original já passou por mais de 1 bilhão de etapas de reprodução, e a colônia encontra-se atualmente congelada. Os pesquisadores dizem que o obejtivo final é a construção de genomas originais, e não de meras cópias do que já exsite na natureza, mas que esse passo - a cópia - era necessário antes que novos avanços sejam possíveis.
Ainda segundo Venter, a criação da célula sintética só ocorreu após uma extensa análise bioética, realizada no fim do século passado. "Pedimos uma revisão dos riscos, desafios e questões éticas envolvidos na criação de novas espécies em laboratório", disse ele.
Venter reconheceu que a tecnologia do DNA sintético poderá ser usada para a criação de novos agentes causadores de doenças. Mas afirmou que, em si, a técnica representa "um aumento linear na capacidade de fazer o mal e um aumento exponencial na capacidade de fazer o bem".

Paralamas e Zé Ramalho

Veja "Mormaço". É massa.

http://musica.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=paralamas-do-sucesso--mormaco-clipe-04029C3770C8A98366&mediaId=3852879

Google anuncia sistema que vai levar internet à TV

Folha Online
Dentro das expectativas que pairavam no mercado há meses, o Google anunciou o sistema de TV na conferência de desenvolvedores I/O nesta quinta-feira (20), em San Francisco, nos EUA.
A ambição do Google mira em um público espectador composto por 4 bilhões de pessoas, o que faz deste mercado o maior do mundo, com publicidade equivalente a US$ 70 bilhões anuais. Grosso modo, o sistema leva comandos da internet à programação televisiva --por exemplo, se o usuário faz uma busca pelo seriado "House", vai encontrar resultados tanto da televisão (canais FOX e USA nos Estados Unidos) e quanto da internet (Fox, Hulu e Amazon, também tendo como parâmetro os EUA). Usuários também poderão gravar o conteúdo, por meio do sistema digital DVR.
Segundo o blog de tecnologia Engadget, o Google disse que o "vídeo deve ser consumido na maior, melhor e mais brilhante tela na sua casa, que é a TV". O sistema da plataforma de web para TV roda em sistema operacional Android 2.1, tem navegador Chrome e tecnologia Flash 10.1. O Google anunciou que vai liberar ferramentas para desenvolvedores "criarem suas próprias experiências". Na I/O, participam 3.000 programadores que trabalham com o sistema do Google.
Também foram confirmadas as parcerias com Sony (responsável pelo aparelho televisivo), Intel (processador Atom) e Logitech (o chamado box do sistema de TV-internet), conforme rumores que circulavam há meses.
"Para usuários, não importa de onde o conteúdo venha. Eles querem apenas que seja rápido e conveniente", disse o gerente de produto do Google, Rishi Chandra.
A tela inicial apresentada pelo Google dispõe todo o conteúdo favorito do usuário, assim como aplicativos --com parcerias da Amazon e da NetFlix, segundo o executivo do Google.
Na conferência, houve demonstração de personalização de conteúdos na televisão, a partir do exemplo de que o filho de Chandra gosta da série infantil Sesame Street (Vila Sésamo, na versão norte-americana). Com o Google TV, ele pode centrar o que vai assistir nos personagens favoritos, por intermédio do site oficial do seriado. Outra função simultânea apresentada pelo Google é voltada ao esporte: no exemplo, um jogo de basquete figura em uma tela secundária, enquanto o usuário navega pela tabela de resultados do Yahoo! no browser, em primeiro plano. "É apenas uma ferramenta simples", comentou Chandra.
No hardware, vêm embutidos conexão Wi-Fi, entrada para cabo existente (TV ou satélite) que é conectado à caixa de TV do Google via HDMI, unidade de processamento gráfico (para gráficos avançados de visualização na internet) e microprocessador para sinal digital (voltado para áudio).
O Google teve alguns problemas técnicos na demonstração do sistema no evento, e atribuiu isso ao sistema Bluetooth dos celulares ligados. Mesmo pedindo constantemente o desligamento dos aparelhos, o problema persistia.
"Vocês viram o potencial da computação em nuvem. Vocês viram a possibilidade de ir do servidor para o cliente --nesse caso, a televisão-- e vocês ainda podem programá-la, usando as poderosas ferramentas [de programação] que usamos todos os dias", disse Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, que subiu ao palco no final da apresentação.

Veja em http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u738186.shtml

Senado aprova projeto ficha limpa por unanimidade

Do Blog: Um pequeno passo do homen mas uma esperança para o país. Este projeto, que tomara seja aprovado pelo governo (O PT tem bastante candidato a candidato ficha suja) é um significativo avanço, muito longe do ideal mas para a realidade brasileira (impunidade quase que absoluta, pelo menos para quem pode pagar bons advogados) está ótimo. Agora vams torcer para:

1- Todo eleito, ou seja Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador será obrigado a ter como seus assessores, pessoas concursadas.

Porquê? Se tenho que pagar com meu dinheiro de contribuinte o salário destes assessores, então que eles sejam pelo menos médicos, advogados, engenheiros, professores e não o amigo de infãncia do Deputado, o tio do Zezinho ou o cara indicado pelo Senador.

2- Toda eleito para o legislatitivo não podera ocupar cargo executivo.

Porquê? Assim o Deputado que se formou em veterinária, não ocuparia o cargo de Ministro das Minas e Energia e o vereador formado em administração não seria Secretário municial da Saúde.
Servindo apenas para fazer contrato com empresas doadoras de campnha.

3- Toda presidencia e Diretoria de empresa estatal seria obrigatóriamente ocupada com funcionários de carreira, concursados.

Porquê? Acabaria os contratos de licitações fraudulentos para beneficiar doadores de campanha e contratos de patrocinio fajutos e direcionamento de anúncios de publicidade aos veículos aliados do partido do presidente ou do diretor da estatal.

CHOQUE DE GESTÃO. CHEGA DE INCOMPETENTES GERINDO RECURSOS DO MEU PAÍS E DO MEU BOLSO. PARA QUALQUER CARGO DA ESFERA GOVERNAMENTAL - CONCURSO.

O CRACK, o governo eo tráfico.

Blog Reinaldo Azevedo
Bolívia. Noventa por cento da cocaína, matéria-prima do crack, consumida do Brasil vem da Bolívia. No dia 15 de julho do ano passado, publiquei aqui o post O BRASIL APÓIA EVO. E VEJAM COMO EVO RECOMPENSA O BRASIL em que transcrevia trecho de um texto do jornal HoyBolivia.com. Leiam:
O deputado nacional Mario Cronembold denunciou que o plano de “colonização” levado adiante pelo governo de Evo Morales, com o assentamento de 4 mil famílias no departamento de Pando, tem a finalidade de promover o cultivo em grande escala da folha de coca.“O objetivo imediato do plano de colonização é eleitoral, buscando interferir nos resultados de 6 de dezembro. Mas o objetivo estratégico é criar um segundo Chapare no Norte da Bolívia, disse Cronembold.O parlamentar comentou que “a migração promovida pelo governo desde 2007 para Pando já provocou a existência de cultivo de folhas de coca nesse departamento, especialmente na região vizinha a Esmeralda, como anunciaram os próprios dirigentes da Adepcoca [Adepcoca é a associação que reúne os produtores de folha de coca].“Os próprios camponeses de Pando, que são parte da base do MAS [partido de Evo Morales], estão preocupados porque, entre os colonos, há uma grande quantidade de chaparenhos [pessoas oriundas de Chapare].Mario Cronembold disse que “o departamento de Pando é um território geoestratégico para o narcotráfico porque faz fronteira com Peru e Brasil, tem terras férteis para o cultivo de coca e tem selva onde esconder as fábricas de cocaína.“Agora entendemos por que tanta preocupação do governo em controlar esse departamento. É preciso alertar a tempo o país e a comunidade internacional de que se pretende criar outro bastião territorial para o narcotráfico”, observou o deputado.

Do Blog: A situação do vício do crack é extremamente preocupante. Outras drogas não fizeram o que o crack faz, a total degradação da identidade e da dignidade do usuário. Clínicas não estão conseguindo recuperar os viciados. Os tratamentos duram enquanto se dopa o paciente, assim que fica sem o remédio, o primeiro retorno para casa ja ocorre a recaída. O governo não possui uma política exclusiva para o crack, tratando-o como trata a cocaina e a maconha. Não está funcionando. Se a polícia combinar entre si de apertar os traficantes e dar o recado - "Não quero que venda mais crack. Se obedecer fica tudo como sempre foi, mas se não obedecer a casa vai cair geral", tenho certeza que os traficantes parariam com essa merda e continuariam seus negócios com os outros produtos. Política pública de Segurança e Saúde sozinhas não irão resolver.

Serra não vai acabar com o Bolsa-Família

Blog de Reinaldo Azevedo - Revista Veja

Transcrevo. Trava-se o seguinte diálogo entre Serra e um repórter da “Rádio Nacional”, que pertence à Empresa Brasileira de Comunicação, chefiada por Tereza Cruvinel, que, por sua vez, obedece às ordens de Franklin Martins. Sendo assim, é um repórter cujo salário é pago com o dinheiro do contribuinte.

REPÓRTER - O senhor pretende acabar com o Bolsa Família…SERRA - Por que a pergunta?REPÓRTER - … ou dar…
SERRA - Por quê?
REPÓRTER - … um novo formato a ele caso o senhor seja eleito?
SERRA - Por que a pergunta?
REPÓRTER - Bom, eu tenho as minhas fontes que…
SERRA - [sorrindo ironicamente] …disseram que nós vamos acabar.
REPÓRTER -… me motivam a fazer essa pergunta… O senhor pode responder por gentileza?SERRA - Disseram para você que eu ia acabar?
REPÓRTER - O senhor pretende acabar com o Bolsa Família…
SERRA - Eu gostaria de saber a fonte.

UMA OUTRA REPÓRTER AO FUNDO - Acabar com o quê?
SERRA [dirigindo-se à repórter] - Com o Bolsa Família! Ele afirmou, é bom que todo mundo saiba, que eu iria acabar com o Bolsa Família…
REPÓRTER - Não, estou perguntando.
SERRA - Isso é uma mentira total! Inclusive, o Bolsa Família absorveu até programas que eu mesmo criei, como foi o caso da Bolsa Alimentação, do Ministério da Saúde; foi um programa muito importante. [O Bolsa Família] absorveu o Bolsa Escola. Eu, pelo contrário, vou fortalecer o Bolsa Família.

Do Blog: Na eleição passada entre Lula e Alckimin plantaram a informação que se Alckimin ganhasse as eleições a Petrobras seria privatizada. Conseguiram montar a mentira. Gostaram tanto da idéia que tentam agora, no desespero da campanha de Dima, plantar outra mentira.

Obras avaliadas em R$ 1,1 bi são roubadas de museu em Paris

Revista Veja
Cinco quadros foram roubados do Museu de Arte Moderna de Paris na madrugada desta quinta-feira. No total, as obras estão avaliadas em 500 milhões de euros (1,12 bilhão de reais). Entre as telas levadas estão uma de Pablo Picasso e outra de Henri Matisse.
O jornal francês Le Fígaro informa que foram roubados os quadros Le pigeon aux petits pois (O pombo e as ervilhas), de Pablo Picasso, La pastorale (A pastoral), de Henri Matisse, L'olivier près de l'Estaque (A oliveira próxima a Estaque), de Georges Braque, La femme à l'éventail (A mulher com leque), de Amedeo Modigliani, e Nature morte aux chandeliers (Natureza morta com candelabros), de Fernand Léger.
O Museu de Arte Moderna de Paris, inaugurado no início da década de 1960, fica em uma área residencial de Paris, perto da Torre Eiffel.
De acordo com as primeiras informações, as autoridades do museu sentiram falta das pinturas nesta quinta. Suspeita-se que elas tenham sido roubadas durante a madrugada.

Robô simula prazer sexual e conversa com o parceiro

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

Robô faz papel de padre e une casal no Japão

Satoko Inoue, I-Fairy e Tomohiro Shibata (Foto: Reuters)
Revista Veja com agência Reuters
O noivo estava elegante, a noiva deslumbrante de branco, mas todos os olhos estavam voltados para o padre, um robô de 1,2 metro de altura de olhos coloridos e reluzentes chamado i-Fairy.
O robô é usado geralmente em museus e exposições para guiar os visitantes, mas com a ajuda de um capacete de flores e um novo programa, ele declarou Satoko Inoue e Tomohiro Shibata casados na cerimônia ocorrida no domingo.
O evento está sendo anunciado como o primeiro casamento realizado por um robô, um casamento apropriado para o casal que se conheceu através de máquinas.
Encontro - A noiva, Inoue, trabalha para a empresa que fabrica o i-Fairy e seu marido, Shibata, é um cliente.
"É verdade que os robôs são o motivo que nos levou a começar a sair e, tal como sugerido pela minha esposa, decidimos que queríamos experimentar este tipo de casamento", disse Shibata depois de fazer seus votos.
Depois de dizer "eu aceito", a noiva disse que queria usar seu casamento para mostrar às pessoas que os robôs podem facilmente serem inseridos em suas vidas diárias.
"Eu sempre senti que os robôs se tornariam mais integrados à vida cotidiana das pessoas. Este robô faz parte da minha empresa, eu decidi que eu adoraria tê-lo na minha cerimônia", disse Inoue.
A criadora do robô, a empresa Kokoro, disse que apesar do objetivo da máquina ser ajudar visitantes de exposições, está satisfeita em ver que ele pode ajudar em casamentos.
Mercado - O Japão abriga quase metade dos 800 mil robôs industriais do mundo e espera que a indústria cresça para 10 bilhões de dólares.
O país também abriga uma das sociedades com envelhecimento mais rápido do mundo e especialistas dizem que os robôs podem ajudar a cuidar do crescente número de idosos e preencher a falta de jovens dispostos a assumir trabalhos como cozinheiros, limpadores ou ajudantes.

Comitê Olímpico de Londres define mascotes para Jogos de 2012

Revista Veja
O Comitê Olímpico de Londres apresentou nesta quarta-feira os dois mascotes da Olimpíada de 2012. Os ciclopes Wenlock e Mandeville terão o objetivo de atrair o público infantil, uma das metas traçadas pela organização dos Jogos Olímpicos, que serão realizados daqui a dois anos.
No site oficial da Olimpíada, as crianças poderão interagir com os mascotes, batizados com os nomes de duas pequenas cidades da Inglaterra. "Elas querem algo com quem possam interagir e que tenha uma história. Nós queremos trazer de volta pessoas jovens ao esporte", afirmou o presidente da comissão organizadora dos Jogos Olímpicos de 2012, Sebastian Coe.
Os ciclopes foram baseados em um conto do escritor Michael Morpurgo. Na cerimônia de apresentação dos mascotes foi exibido um vídeo em que Wenlock e Mandeville imitavam atletas como o jamaicano Usain Bolt e o boxeador britânico Amir Khan.

Os organizadores dos Jogos Olímpicos esperam que Wenlock e Mandeville sejam bem recebidos pela população britânica, que criticou a logomarca do evento, lançada em 2007. Além disso, a previsão é de que a venda com os produtos relacionados aos dois mascotes incrementem o orçamento previsto para o marketing em 10 a 20%.