sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil fora da Copa 2010

Cada brasileiro tem uma seleção, uma escalação só sua que ele acha ser a melhor. Eu também tinha a minha e nela estavam Hernanes, Três zagueiros, Ganso e Neymar e um pouco mais de alegria. Desde o gol de Adriano contra a Argentina e o gol "achado"de Julio Baptista também contra a Argentina e os 2x0 dos EUA na Copa das Confederações eu encarava este grupo como guerreiro mas alguma coisa me dizia que faltava algo.
O começo da Copa contra a Coreia do Norte foi encarado como um jogo de ataque contra defesa e por isso não contava (Portugal 7x0). Contra a Costa do Marfim, os primeiros desequilíbrios de Felipe Melo (que deu recado nos amistosos na Africa) e um bom futebol, apesar de ter feito gols e administrado o resultado. Contra Portugal, mostrou que os reservas não estavam bem escolhidos. Elano foi o grande nome do time, com ele a equipe jogava melhor, uma pena sua contusão.
A Holanda não merecia ganhar com uns golzinhos, e sim com um bom futebol, que mostrou que com time forte ela não tem, não aguentará nem Alemanha, nem Espanha nem Argentina, a não ser que leve sorte como levou contra o Brasil.
Felipe Melo, agrediu Robbem e foi expulso. O que acho disso? Felipe volte para o Curral!
Se o Brasil continuasse com os 11 jogadores, acredito que empataríamos, como fizemos com os EUA. Mas com dez ficou difícil, o descontrole dominou a todos e perdemos.
Dunga tem seus méritos. Seu defeito foi não houvir um povo acostumado com craques, que futebol deve ser levado em conta os jogadores de momento e de que, futebol não é ciência e que nem a psicologia explica. Futebol é detalhes e determinação, é errar e acertar em 90 minutos.
Dunga brigou com a imprensa e achou que a seleção é exclusividade de seu mau humor. Achou que o samba e a alegria de 2006 foi quem derrotou o time e nao conseguiu esquecer a mágoa da imprensa que criou, injustamente, a "Era Dunga".
Agora as desculpas são as mesmas e os choros os mesmos. Apenas o futebol muda, com políticos econômicos gerenciando muito dinheiro e pouca paixão em contraste de muitos sem dinheiro e mesmo assim apaixonados.
Que vença a Holanda ou a Espanha, afinal, não possuem nenhuma conquista de Copa.