segunda-feira, 3 de maio de 2010

Homens são melhores com mapas, mas mulheres são mais eficientes em rotas

Portal VEJA.COM
Uma nova pesquisa realizada no México confirmou o que há muito se suspeitava: os homens são melhores na "leitura de mapas" do que as mulheres. O que o estudo ressaltou, entretanto, é que, embora interpretar informações geográficas não seja o forte da ala feminina, elas são superiores aos homens na hora de guardar rotas.
O levantamento mostrou que as mulheres se perdem com menor frequência por causa da capacidade de lembrar referências, uma qualidade pouco encontrada entre pessoas do sexo masculino.
A pesquisa mexicana pediu para homens e mulheres colherem cogumelos equipados com GPS e um sistema de monitoramento cardíaco. Embora ambos os grupos tenham voltado com a mesma quantidade de fungos, as mulheres gastaram menos energia já que conseguiram se localizar com mais facilidade.
Segundo os resultados do levantamento, os homens caminharam em excesso e usaram 70% a mais de energia do que as mulheres. Embora o grupo feminino tenha feito mais paradas, ele sabia onde estava indo graças às referências do caminho.
Luis Pacheco-Cobos, especialista da Universidade Autônoma do México e líder da pesquisa, confirmou que as mulheres possuem uma melhor performance e estratégias mais adequadas na hora de fazer uma busca.
Os cientistas mexicanos chegaram a associar suas conclusões ao fato da mulher, na grande maioria dos casos, ser a responsável por fazer compras no supermercado.
Segundo Frank Furedi, professor e sociólogo da Universidade de Kent, na Grã-Bretanha, as mulheres desenvolveram uma certa intuição, enquanto os homens tendem a transformar pequenas tarefas em "grandes negócios". Para o cientista, as pessoas do sexo masculino complicam situações tidas como simples.
O estudo voltou no passado para explicar sua teoria e lembrou que há milhares de anos os homens eram responsáveis pela caça, enquanto as mulheres eram incumbidas de colher frutos e vegetais.
O estudo mexicano será publicado no periódico científico Evolution and Human Behaviour.

Engenheiro da Nasa cria projeto de avião para uso pessoal

Portal Terra.
Veja este vídeo ilustrativo, é muito legal.
http://www.youtube.com/watch?v=rhpPhvWvLgk

Veículos do futuro




Argentina: 11 mil alunos faltam às aulas convocados pelo Facebook

Portal Terra
Cerca de 11 mil estudantes do ensino médio combinaram e faltaram às aulas nesta sexta-feira na província argentina de Mendoz, convocados através da rede social Facebook, informou a polícia do distrito.
Parte dos jovens, cerca de 2 mil, se concentraram na manhã desta sexta em uma praça central de Mendoza, capital da província de mesmo nome, divulgando o convite para não assistirem às aulas nos colégios, o que na Argentina é conhecido como "rateada".
"Não podem falhar. Venham com sua classe, com seu colégio inteiro, com amigos. Avisem outros amigos de outro colégio, convidem seus amigos do Facebook ao evento", afirmava o convite, que se estendeu pela rede social em Mendoza (1.100 km a oeste de Buenos Aires).
Mendoza, a quinta maior província argentina, com 1,8 milhão de habitantes, tem cerca de 125 estudantes de ensino médio entre 13 e 17 anos, informou uma fonte do ministério da Educação.

Avião movido a energia solar faz primeiro voo teste na Suíça

Portal Terra
O avião movido a energia solar "Solar Impulse" fez nesta quarta-feira seu primeiro voo conduzido pelo piloto de testes Markus Scherdel no aeroporto militar de Payerne, na Suíça.
O protótipo, com a envergadura de um Boeing 747 e o peso de um pequeno carro, realizou um voo de duas horas para testar se o avião consegue manter uma trajetória reta.
O projeto, liderado pelo psiquiatra e piloto Bertrand Piccard, conhecido por ter realizado a primeira viagem de balão de volta ao mundo em 1999, tem como objetivo conseguir realizar em 2012 uma volta completa ao redor do globo apenas com a energia do sol.
O Solar Impulse, segundo o site Inhabitat, não é o primeiro avião movido a energia solar. O Odysseus, uma aeronave de vigilância autônoma movida a energia solar que está em desenvolvimento nos Estados Unidos, pretende pode voar por cinco anos consecutivos apenas com seus painéis solares.

Arquiteto faz quadros com fita adesiva


Portal Globo - G1
O arquiteto ucraniano Mark Khaisman cria quadros e obras que retratam pessoas ou cenas diversas usando fitas adesivas marrons e acrílico, para criar tonalidades diferentes. O resultado, chamado de Mark Khaisman Tapeworks, são telas em tons de sépia com grande apelo visual. Ele cria obras para exposições e atende pedidos de empresas de vários portes que queiram usá-las como decoração. Khaisman nasceu em Kiev, na Ucrânia, e estudou artes e arquitetura em Moscou, na Rússia. Seu trabalho fez com que mudasse para a Filadélfia, nos Estados Unidos, onde abriu um empreendimento chamado Khaismanstudio. Ele classifica seu trabalho como imagens que representam arquétipos e compara o uso de fitas como a passada de um pincel em uma tela

Edifício em Taiwan é feito com 1,5 milhão de garrafas de plástico


Portal Globo - G1
Empresários querem alertar para a importância da reciclagem e doarão edifício para a cidade

O edifício chamado EcoARK acaba de ser revelado na cidade de Taipei, em Taiwan. O prédio foi construído com 1,5 milhão de garrafas de plástico para despertar atenção em relação à importância da reciclagem. Com três andares, o EcoARK tem anfiteatro e salão de exposições e usa água da chuva coletada para o seu sistema resfriamento. A iniciativa partiu do Far Eastern Group, um grupo asiático de empresas e fabricantes dos setores de comunicação, construção, químicos e têxtil. O projeto começou há três anos com o mote "Reduzir, Reutilizar e Reciclar" e foi concluído apenas recentemente, com um custo de R$ 5 milhões. Os fabricantes clamam que o prédio pode até mesmo ser desmontado para transporte e remontado rapidamente. O EcoARK será doado para a cidade de Taipei e utilizado como sede de exposição durante o International Flora Expo, em novembro.

Monte sua empresa

Portal Globo - G1
Nesta matéria, dicas importantes para vc vencer o medo e empreender.

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI82779-17189,00-DICAS+PARA+VOCE+VENCER+O+MEDO+DE+MONTAR+UM+NEGOCIO+DE+SUCESSO.html

Sua empresa e como voar no Twitter

Portal Globo - G1
Em apenas quatro anos de existência, a rede social Twitter teve sua história marcada pelo crescimento vertiginoso de seus usuários. Segundo a empresa de pesquisa eMarketer, 2009 terminou com 18 milhões de usuários ativos somente nos Estados Unidos, e a previsão é de 26 milhões até o fim de 2010. O Brasil é o segundo país com o maior número de participantes na rede social (8%) e o terceiro com maior número de tweets (as mensagens de até 140 caracteres) enviados, segundo o instituto Sysomos, que analisou 13 milhões de usuários ativos do Twitter entre 16 de outubro e 16 de dezembro de 2009. Uma ferramenta de alcance tão amplo como essa deve ser sempre levada em consideração para conquistar e manter clientes. Engana-se, porém, quem acha que ela funciona para qualquer negócio. Abaixo, algumas dicas para saber se você precisa mesmo do pássaro azul e como usá-lo de forma produtiva.
PARA DEFINIR O SEU PERFIL
1. Se o público que você quer atingir não utilizar o Twitter ou a internet corriqueiramente, vai ser difícil suas ações terem algum efeito. “O empreendedor precisa se perguntar se as pessoas que utilizam os serviços dele vão aderir a essa estratégia”, afirma Tiago Fachini, gerente de mídias sociais da agência A2C. “Nem toda empresa precisa entrar no Twitter.” 2. Se a reposta for positiva, defina como se comportar e como deseja ser visto pelos seguidores do seu perfil empresarial, além, claro, do que você quer alcançar com ele. “O Twitter funciona para construir a identidade digital do negócio”, diz Diogo Cardoso, coordenador de planejamento em mídias sociais da Agência Idéia S/A. 3. Definida a imagem da empresa, entenda que os resultados podem demorar a aparecer. Será preciso ter pessoas dedicadas a cuidar da conta na rede social. “Iniciativas no Twitter muitas vezes acabam se tornando bolhas. Os empreendedores fazem poucas atualizações e, no final, abandonam o perfil”, diz Fachini.
PEQUENO MANUAL DE ETIQUETA
1. Depois de abrir sua conta, não se empolgue e saia adicionando pessoas aleatoriamente. “Procure se relacionar com quem você já fez contato ou com pessoas que tenham alguma relação com o universo de sua empresa”, afirma Cardoso. E vá devagar, para não parecer que seu perfil é algum tipo de spammer. 2. Não deixe de lado o uso do bom português, só porque as mensagens são curtas. As reduções — como “vc” ou “pq” — são até válidas, mas assassinar a ortografia, não. “Você deve evitar que sua empresa se torne moda na rede pelos motivos errados”, diz Cardoso. 3. Faça uma pesquisa sobre como vai alaborar suas atualizações e em que espaço de tempo. Se há muito conteúdo para passar, programe suas publicações com intervalos para não sobrecarregar seus seguidores — que podem ficar aborrecidos e desistir de seguir seu perfil. E sempre envie mensagens com informações relevantes. 4. Por último, não deixe de interagir com seus seguidores, usando a ferramenta para agradecer ou tirar dúvidas. “A humanização da ferramenta é muito importante. As pessoas perdem o interesse se a atualização é meramente mecânica”, afirma Cardoso.
O QUE É POSSÍVEL FAZER
1. O pássaro azul pode ser um eficiente — e barato — canal de comunicação. Uma das ações mais utilizadas atualmente é fazer promoções por meio de retwittes: seguidores só participam se reproduzirem no seu perfil uma determinada mensagem. A loja virtual de camisetas Camiseteria, por exemplo, prometeu distribuir os novos Apple iPads como prêmio entre os que seguem o seu perfil. As chances de o concorrente ganhar aumentam se ele retwittar o concurso. “Divulgue a promoção entre os seus seguidores no Twitter. Se um deles for o sortudo que ganhar o Apple iPad, você ainda terá outra chance de ganhar como sendo seguidor do seu seguidor!”, anuncia. Estratégias como essa ajudam a propagar a marca entre pessoas que não conhecem ou não seguem a conta. 2. Divulgar novos produtos e serviços também é uma ação comum. Mas colocar apenas o nome, uma breve descrição e um link pode parecer oportunista para os seguidores. “Dê dicas de utilização, de manutenção ou assuntos que se relacionem ao que você está divulgando”, afirma Fachini. 3. Para aumentar a participação de quem acompanha seu perfil, faça enquetes e pesquisas rápidas de opinião. Ofereça para seguidores influentes a chance de testar algum produto ou serviço novo, para que depois divulguem entre amigos o que acharam. E não deixe de integrar a conta no Twitter à sua página na internet.

Arquitetos criam prédio com cachoeira artificial para Olimpíada de 2016 no Rio


Projeto preza por sustentabilidade e participa de competição internacional de arquitetura

Os arquitetos da empresa suíça RAFAA criaram uma estrutura chamada Solar City Tower. O projeto é repleto de painéis para captação de energia solar que bombeiam água do mar para turbinas dentro da estrutura que, por sua vez, produzem energia. A torre pode se transformar também em uma cachoeira urbana ao liberar a água das turbinas pelo seu terraço. A torre tem lojas, cafeteria, anfiteatro e auditório, além de vários decks para observação da paisagem e até mesmo um deck para saltos de bungee jumping. A proposta coloca a Solar City Tower na Baía de Guanabara e foi feita para a Competição Internacional de Arquitetura para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O prédio produz energia limpa e preza pela sustentabilidade. Fundado por Rafael Schmidt em 2007, o RAFAA é um estúdio de arquitetura e design sediado em Zurique, na Suíça. Para desenvolver seus projetos guiados por inovação, o estúdio trabalha com colaboradores de diversas áreas, como músicos e fotógrafos.

Tenho que mostrar

Do mestre

“Eu estava no Guarujá, caiu uma chuva na quinta-feira que eu pensei que ia encher o mar. Eu falei: tudo bem, quando o rio transborda, a água vai para o mar. Primeiro, passa na casa das pessoas que moram na periferia, depois ela vai para o mar. Eu falei: se o mar encher, vai para onde?” Lula

Do Blog: Nem sei o que comentar. É incrível ouvir isso de um presidente.

Da aluna

“A gente assistia e discutia. Naquela época até era considerado um pouco avançado e muito subversivo discutir filme. Cê imagina a discussão que saía quando você discutia Vidas Secas, porque em Vidas Secas, né, tá retratado todo o problema da miséria, da pobreza, da saída das pessoas do Nordeste pro Brasil”. Dilma Rousseff

Do Blog: Do nordeste para o Brasil????????????? Onde fica o nordeste?

“O PAC 1 não tinha capacidade estrutural, essa coisa estruturante que tem o PAC 2 por não termos dinheiro”. Dilma Rousseff

Do Blog: Se o PAC 1 não tinha dinheiro e talvez por isso que só 37% das obras estejam prontas, como então lançar o PAC 2?

Excesso de televisão torna a criança menos inteligente

Revista Veja
Crianças que assistem televisão em excesso são menos inteligentes do que as demais. Além disso, passar muito tempo diante da TV torna os pequenos mais gordos, afirma um estudo publicado nesta segunda-feira no jornal especializado Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.
De acordo com o estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, cada hora que a criança passa “a mais” diante da TV representa um declínio de 6% no seu desempenho em matemática, além de uma queda de 7% em sua participação na sala de aula. O excesso de TV ainda aumenta em 10% as chances da criança ser vítima de bullying.
A pesquisa mostrou ainda que cada hora “extra” diante da TV corresponde a uma queda de 9% na quantidade de exercícios físicos e ao aumento de 10% da quantidade de guloseimas ingeridas pelas crianças. Por causa disso, o excesso de televisão provoca uma alta de 5% no índice de massa corporal dos pequenos.
O estudo envolveu 1.314 crianças nascidas na província canadense de Quebec entre os anos de 1997 e 1998. Os pais dessas crianças informaram aos pesquisadores o quanto seus filhos assistiam televisão quando tinham idade entre dois anos e dois anos meio e quatro anos e quatro anos e meio.
As crianças, então, realizaram testes que analisaram sua capacidade acadêmica e psicossocial, além dos hábitos saudáveis que mantinham. “Nós esperávamos que o impacto negativo do excesso de televisão desaparecesse após os sete anos de idade. O fato de tais efeitos persistirem por muitos anos nos assustou”, afirma Linda Pagani, que liderou o estudo.

O bispo Lula e a polícia

Da coluna de Diogo Mainardi - Revista Veja
“Em 16 de maio, o bispo Lula emulará o presidente Romualdo e dará o passo mais ruinoso de sua carreira. Ele procurará Mahmoud Ahmadinejad em sua cadeia iraniana e negociará com ele ‘olho no olho’, prometendo ajudá-lo a escapar da polícia dos Estados Unidos e da Europa”
O presidente Lula conduz o Itamaraty da mesma maneira que o bispo Romualdo conduz a Igreja Universal. Os dois recomendaram procurar os bandidos nas cadeias e negociar diretamente com eles, dizendo: “Pô, a gente está fazendo um trabalho tão bacana. Pô, todo mundo armado. Pô, a gente é companheiro ou não é?”.
O bispo Romualdo, de acordo com a Folha de S.Paulo, resumiu candidamente o espírito desse seu empenho diplomático bilateral: “Nosso problema não é o bandido, nosso problema é a polícia”. É o que Lula tem repetido insistentemente nos últimos anos, em todos os encontros internacionais. Ele recomenda procurar os bandidos em suas cadeias e negociar diretamente com eles. Porque o problema, segundo Lula, não é o bandido de Cuba, o bandido de Gaza, o bandido da Coreia do Norte, o bandido da Guiné Equatorial, o bandido da Venezuela – o problema é a polícia.
Em 16 de maio, o bispo Lula emulará o presidente Romualdo e dará o passo mais ruinoso de sua carreira. Ele procurará Mahmoud Ahmadinejad em sua cadeia iraniana e negociará com ele “olho no olho”, prometendo ajudá-lo a escapar da polícia dos Estados Unidos e da Europa. Lula retribui assim a visita de Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil, no fim do ano passado. Um de seus acompanhantes naquela visita foi Esmail Ghaani, que entrou anonimamente no país. Ele era comandante interino das Forças Quds, a unidade de elite da Guarda Revolucionária iraniana. A caminho do Brasil, Mahmoud Ahmadinejad e Esmail Ghaani fizeram uma escala no Senegal. O jornal Al Qanat, publicado no Líbano, em árabe, relatou que Esmail Ghaani usou sua passagem por Dacar para adquirir uma série de docas no porto local, em nome da companhia de fachada IRISL. Nessas docas, a Guarda Revolucionária iraniana pretende armazenar os produtos triangulados da América Latina, a fim de furar o bloqueio comercial imposto pela ONU.
O contrabando é apenas uma das bandidagens praticadas pelas Forças Quds. O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos denunciou-as por treinar, financiar e armar terroristas. O chefe de Esmail Ghaani, Qassem Suleimani, foi punido pela ONU, que congelou seus bens. A Europa acusou a Guarda Revolucionária de comandar o programa nuclear iraniano e passou a perseguir seu conglomerado de empresas por “proliferação de armas de destruição em massa”.
O que Esmail Ghaani fez no Brasil? Com quem ele se encontrou? Empresas nacionais negociaram com as empresas de fachada das Forças Quds? Para Lula, nenhuma dessas perguntas importa. Afinal, a gente é companheiro ou não é? Olho no olho com Mahmoud Ahmadinejad, em maio, Lula poderá dizer mais uma vez: “Nosso problema não é o bandido, nosso problema é a polícia”. Pô.

Quer trabalhar com ajuda humanitária?

Por Adriana Carranca - O Estado de São Paulo
Para os que têm interesse em trabalhar nas áreas de ajuda humanitária, direitos humanos e desenvolvimento, o site Reliefweb, mantido pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, traz novas vagas. Dá para procurar por país, por setor, por organização. As informações estão todas no idioma exigido pela vaga, principalmente inglês e francês. Mesmo dos países de língua portuguesa, a maioria dos postos exige fluência em um ou dois idiomas oficiais da ONU – Árabe, Francês, Inglês, Mandarin, Russo e Espanhol.
IMPORTANTE: A ReliefWeb alerta para anúncios e emails fraudulentos de vagas que solicitam taxa de aplicação. Nenhuma agência ou organização séria exige pagamento dos candidatos à postos de emprego. Se há cobrança, não se inscreva!

O checo Miroslav Tichý tem sua obra pela primeira vez exibida nos EUA

Tonica Chagas - O Estado de S.Paulo
CV: Filho único do alfaiate Antonìn Tichý e de ?ofie Adamcovà, filha de um político local, Miroslav Tichý nasceu em Netcice, lugarejo vizinho de Kyjov, na República Checa, em 20/11/1926. Estudou pintura na Academia de Belas Artes de Praga por três anos, mas rebelou-se contra o realismo socialista imposto na escola. Abandonou os estudos, voltou para Kyjov e decidiu pintar só para ele mesmo.
Cabeludo, barbudo, com roupas rasgadas, perambulava pelas ruas da cidade. Os moradores o viam como maluco, mas inofensivo. Considerado problema para o regime comunista, volta e meia era posto em instituições psiquiátricas. Sempre viveu em isolamento e pintou até 1972, quando seu estúdio foi tomado pelo Estado.
Em meados dos anos 80, o psiquiatra Roman Buxbaum, voltou a Kyjov, ganhou a simpatia de Tichý e começou a fazer um documentário sobre ele. Em 2004, Buxbaum criou a Tichý Oceàn Foundation, para documentar, administrar e divulgar o trabalho do fotógrafo.

NOVA YORK - O International Center of Photography (ICP), em Nova York, está realiza a primeira mostra do fotógrafo checo Miroslav Tichý apresentada por um museu americano. Mais singular que isso: só há seis anos, depois de ganhar o Prêmio Nova Descoberta da 1.ª Bienal de Arte Contemporânea de Sevilha, Tichý começou a ser conhecido fora de Kyjov, cidade da Morávia com pouco mais de 12 mil habitantes. Ele tem 83 anos, não fotografa há pelo menos 20 e suas fotos são quase que unicamente de mulheres de Kyjov. Tiradas com câmeras feitas à mão, desfocadas, mal reveladas, sujas e muitas vezes tidas como resultado de uma mente esquizofrênica, as fotos de Tichý têm o efeito de poesia melancólica e bruta.
Tichý começou a fotografar por volta dos anos 60. Seu imenso arquivo pessoal permaneceu secreto até ser descoberto pelo psiquiatra Roman Buxbaum, sobrinho de um médico de Kyjov que havia tratado dele em várias internações por problemas mentais. Buxbaum produziu um documentário sobre ele com o título Tarzan Retired (Tarzan Aposentado), extraído da explicação do próprio fotógrafo quando lhe perguntavam o que ele fazia na vida. E, quase 50 anos depois de ter desistido de ser pintor, Tichý voltou a ser visto como artista. Nos últimos cinco anos, suas fotos têm sido exibidas em grandes galerias europeias, entraram para o acervo de museus como o Pompidou e alcançaram lances de até 10 mil em leilões na Europa.
Com o dinheiro da pensão por invalidez, Tichý comprava filme, papel e químicos para revelação. Mas muita gente em Kyjov pensava que ele fazia de conta que fotografava quando o via escondido atrás de arbustos em parques ou na piscina pública da cidade. Seu equipamento era feito de caixas de sapato montadas com pedaços de cano, fita adesiva, tampas de garrafa e lentes de plástico polido com pasta de dente e cinza.
Câmeras.
O laboratório dele não passava de um canto da casa onde morava, separado por pedaços de pano, com a janela borrada por tinta preta e uma lâmpada comum pintada com tinta vermelha. O ampliador era feito do mesmo material que suas câmeras. No documentário de Buxbaum, ele conta que gastava em média, por dia, três rolos de 36 chapas cada um. Fez isso por mais de 20 anos. Tão logo as revelava, Tichý jogava as fotos pela casa, não se importava em andar sobre elas e, como fez com suas telas, queimou muitas delas para se aquecer.
No filme, Tichý lembra que "fotografar é pintar com luz". E essa sua pintura é sutilmente erótica. Em milhares de fotos, o tema é o mesmo: a forma feminina, às vezes apenas fragmento dela, em roupa de banho e gravada no filme sem que a modelo se desse conta disso. Buxbaum compara essas imagens a desenhos para estudos de nus.
"Há tantas revistas que oferecem muito mais nudez que Tichý, mas as fotografias dele são diferentes", diz Radek Horacek, diretor da galeria Casa de Arte de Brno, também na Morávia, que realizou uma das primeiras individuais do fotógrafo em seu país, quatro anos atrás. "Elas são, de certa forma, misteriosas." O método intuitivo de Tichý fotografar vagando por sua cidade "pode parecer amador em ambição", diz Brian Wallis, curador-chefe do ICP e organizador da exposição, em cartaz até domingo. "Mas a intensidade, frequência e regularidade com que ele cria revela um estilo de fotografia único e distintamente pessoal."
Mito da caverna.
Tichý fazia só uma impressão de cada negativo. Em geral, decorava a superfície e as bordas de suas fotos desenhando a lápis ou a caneta sobre elas e as emoldurava sobre pedaços de jornal ou papelão. Numa das sequências de Tarzan Retired, ele ampara uma explicação sobre suas fotos no mito da caverna, com que Platão filosofava que a realidade está no mundo das ideias: "É um mero reflexo, uma imagem projetada, sombras na parede de uma caverna."