segunda-feira, 3 de maio de 2010

Excesso de televisão torna a criança menos inteligente

Revista Veja
Crianças que assistem televisão em excesso são menos inteligentes do que as demais. Além disso, passar muito tempo diante da TV torna os pequenos mais gordos, afirma um estudo publicado nesta segunda-feira no jornal especializado Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.
De acordo com o estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, cada hora que a criança passa “a mais” diante da TV representa um declínio de 6% no seu desempenho em matemática, além de uma queda de 7% em sua participação na sala de aula. O excesso de TV ainda aumenta em 10% as chances da criança ser vítima de bullying.
A pesquisa mostrou ainda que cada hora “extra” diante da TV corresponde a uma queda de 9% na quantidade de exercícios físicos e ao aumento de 10% da quantidade de guloseimas ingeridas pelas crianças. Por causa disso, o excesso de televisão provoca uma alta de 5% no índice de massa corporal dos pequenos.
O estudo envolveu 1.314 crianças nascidas na província canadense de Quebec entre os anos de 1997 e 1998. Os pais dessas crianças informaram aos pesquisadores o quanto seus filhos assistiam televisão quando tinham idade entre dois anos e dois anos meio e quatro anos e quatro anos e meio.
As crianças, então, realizaram testes que analisaram sua capacidade acadêmica e psicossocial, além dos hábitos saudáveis que mantinham. “Nós esperávamos que o impacto negativo do excesso de televisão desaparecesse após os sete anos de idade. O fato de tais efeitos persistirem por muitos anos nos assustou”, afirma Linda Pagani, que liderou o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário