sexta-feira, 14 de maio de 2010

Frases


"Eu fico cansado, sim. Mas vou em frente. Adoro trabalhar. Serei um garoto até a morte."
B.B. King, o rei do blues, 84 anos, em turnê pelo Brasil
Ilustração Dalcio
"Quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo, nem ético, nem republicano, nem de compromisso público, nada. É um ajuntamento de assaltantes, na minha opinião."
Ciro Gomes, deputado e não candidatíssimo

"O meu governo vai ser mais à esquerda que o da Dilma. Eu controlo a minha turma, não sei se ela vai controlar o PMDB."
José Serra, candidato a presidente, entre amigos

"Viva Dilma!"
Hugo Chávez, presidente venezuelano, ao posar para fotos, depois de entrevista à RedeTV!

"Já pedi aos meus guerreiros para prepararem a guerra. Não vamos deixar essa barragem ser construída. Vamos matar todos os brancos que construírem essa barragem."
Do cacique Raoni, falando, em entrevista à televisão francesa, contra a construção da usina de Belo Monte

"Muitas mulheres não se vestem com modéstia, desencaminham os homens, corrompem sua castidade e disseminam o adultério pela sociedade, o que acaba aumentando os terremotos."
Kazem Sedighi, aiatolá iraniano, explicando recentes atividades tectônicas

"O frango que comemos está cheio de hormônios femininos. Por issoos homens que comem frango têm desvios em sua masculinidade."
Evo Morales, presidente da Bolívia, iluminando uma conferência sobre mudanças climáticas

"Dilma não é vencedora, pois não participou de nenhuma eleição. Ela é a Dilminha Barrichello, ameaça mas não conquista a pole position."
Roberto Jefferson, presidente do PTB

"O PAC não é programa, é colagem de obras. Tem coisas que são repetidasa cada PAC. Alguma coisa nessa marmita está requentada."
Marina Silva, pré-candidata do PV, falando do Programa de Aceleração do Crescimento 2, anunciado por Lula e Dilma Rousseff

"Seria demais perguntar, se o primeiro programa está empacado, para que lançar o segundo? Não é o caso de terminar o começado?"
Da nota conjunta do PSDB, PPS e DEM que critica o lançamento do PAC 2, quando se sabe que só 11% do PAC 1 foi concluído

"Governantes costumam confundir projeto de governo com projeto de poder... O mandato venceu, mas o governante tenta a continuidade, fazendo o sucessor."
Ministro do STF Ayres Britto, em julgamento de uma reclamação da oposição, que acusa Lula de usar a máquina pública em favor de Dilma Rousseff, em campanha eleitoral antecipada

"A história se encarregará de colocá-lo em seu lugar. Não é um democrata."
Guillermo Fariñas, dissidente cubano em greve de fome, referindo-se ao presidente Lula, a quem acusa de insensibilidade diante da repressão política na ilha dos irmãos Castro

"Atenção, clientes do Walmart! Todos os negros: saiam da loja agora!"
Mensagem ouvida do alto-falante de uma loja da rede varejista em Nova Jersey, provocando o protesto de clientes e organizações
Revista Veja

"Eu não vou sair, não! Eu vou ficar aqui!"

Paulo Henrique Ganso, jogador do Santos, recusando-se a ser substituído na final do Campeonato Paulista

Do Blog: Foi tratado como jogador de caráter e prova de liderança. Concordo com a coragem. Agora me repondam: e se o Santos não ganhasse? Como seria tratado esta desobediência?

Tabela do Campeonato Brasileiro - Série A

Revista Veja
Acompanhe em http://veja.abril.com.br/campeonato-brasileiro/tabela-brasileirao-2010.shtml o brasileirão e torça pelo seu time.

Londres X Rio




Revista Veja
Londres e Rio de Janeiro vão sediar as duas próximas olimpíadas. Para a capital britânica, será a oportunidade de reviver as duas Olimpíadas que sediou em 1908 e 1948 e colocar em ação um plano antigo de revitalização de uma região degradada da cidade. No caso do Rio, será a chance de o Brasil provar que é capaz de organizar um evento de tal grandeza. As obras de Londres já estão a todo vapor; algumas do Rio já começaram em 2009. Saiba as diferenças das propostas e os desafios que as duas cidades têm pela frente.

Veja em http://veja.abril.com.br/quem/londres-rio-janeiro.shtml a diferença brutal de sociedade, leis, princípios e visão estratégica do dinheiro público/privado entre o nunca antes neste país e o primeiro mundo.

O designer das pistas

Revista Veja
O alemão Hermann Tilke projetou oito dos dezenove circuitos da Fórmula 1. Sua tarefa é tornar as provas mais emocionantes e seguras

Durante a breve aposentadoria do heptacampeão mundial Mi-chael Schumacher, que neste fim de semana volta às pistas após três anos, a Fórmula 1 promoveu a consagração de outro alemão que, a exemplo de Schumacher, se tornou referência no esporte. Ao contrário do compatriota, Hermann Tilke não ficou famoso por acelerar nas curvas, mas sim por desenhá-las. Nestes três anos, o arquiteto Tilke projetou quatro novos circuitos. No total, ele é o responsável por oito dos dezenove circuitos de grandes prêmios da temporada deste ano da Fórmula 1 – Barein, Malásia, China, Turquia, Europa (Valência), Cingapura, Coreia do Sul e Abu Dhabi. Ele também reformou outras três pistas, nas quais ocorrerão as corridas da Alemanha, Espanha e Itália. Desde 1997, quando seu primeiro autódromo sediou uma prova oficial, todos os novos circuitos que integraram o calendário da Fórmula 1 têm a assinatura de Tilke. Essa preferência deve-se ao fato de os projetos do arquiteto oferecerem corridas seguras e emocionantes – e, sobretudo, a suas boas relações de amizade com o inglês Bernie Ecclestone, o mandachuva da Fórmula 1.
Os oito "tilkódromos", como são chamados, têm várias características em comum. Circuitos tradicionais, como Spa-Francorchamps, na Bélgica, e Suzuka, no Japão, são conhecidos pelas curvas sinuosas e de alta velocidade. Já as pistas de Tilke apresentam quase sempre duas longas retas, precedidas de curvas fechadas, de baixa velocidade. Essas peculiaridades atendem à atual orientação dos organizadores de incentivar ao máximo as ultrapassagens, como forma de tornar a corrida vibrante do começo ao fim. "Os circuitos da Fórmula 1 não podem apenas satisfazer a vontade dos pilotos. Eles têm de atender aos anseios do público", disse Tilke a VEJA. Para os pilotos, em contrapartida, extensos retões e freadas fortes tornam as corridas um tanto monótonas. "Pilotos gostam de curvas de alta velocidade. As curvas nas quais é preciso praticamente parar o carro podem se tornar chatas", diz Luciano Burti, piloto de Stock Car e comentarista de Fórmula 1.
Apesar das ressalvas, existe um consenso entre os pilotos sobre o autódromo de Istambul, na Turquia (veja o quadro ao lado), criado por Hermann e que estreou na Fórmula 1 em 2005. O alemão desenvolveu ali um dos melhores circuitos do campeonato e uma das curvas mais desafiadoras: a de número 8, uma junção de quatro curvas em apenas uma. "Istambul é top. A curva 8 é uma das mais espetaculares do ano", diz Felipe Massa, piloto da Ferrari e três vezes ganhador do GP turco. Um fator determinante no design dos circuitos atuais é a segurança. Após o acidente fatal de Ayrton Senna, em 1994, no circuito de Imola, na Itália, a Federação Internacional de Automobilismo reconsiderou o formato dos circuitos da época. As curvas de altíssima velocidade e com pouca área de escape foram reformadas e se transformaram em chicanes, série de curvas que formam um S (algumas delas reformadas pelo próprio Tilke).
Ex-candidato a piloto, Hermann inau-gurou seu escritório de arquitetura em Aachen no início da década de 80, enquanto ainda tentava a sorte com o volante nas mãos. Seu primeiro grande projeto foi concluído em 1996, quando reconstruiu totalmente o circuito Österreichring, que recebeu o GP da Áustria de 1997 a 2003. Tilke projetou e construiu mais de cinquenta autódromos por todo o mundo e para todas as categorias. Os críticos de seu trabalho torcem o nariz a esse monopólio da produção de circuitos. Tilke se defende. "Acho que cometemos menos erros que os concorrentes, por nossa experiência no ramo", diz. Os pilotos brasileiros gostam de seu trabalho. "Se aparecer alguém melhor do que ele, acho bom variar. Mas, por enquanto, essa pessoa não existe", diz Rubens Barrichello, piloto da Williams.

Simulador da copa 2010 - Revista Veja

Vá em: http://veja.abril.com.br/copa/simulador/ e faça a simulação da copa.

Adobe usa 'carta aberta' e ironia para responder críticas de Jobs

Campanha irônica da Adobe responde críticas da Apple (Foto: Divulgação)

Revista Veja
Após Steve Jobs divulgar uma "carta aberta" criticando a tecnologia Flash, Chuck Geschke e John Warnock, fundadores da Adobe, proprietária do software, decidiram utilizar a mesma estratégia para rebater os comentários de Jobs.
Para os executivos da Adobe, a Apple quer comprometer o futuro da internet.
No intuito de alfinetar a companhia americana, a desenvolvedora de software deu início a uma campanha publicitária em jornais e sites populares de tecnologia onde os anúncios têm como mote a frase "We Love Apple" (Nós amamos a Apple). A publicidade vem acompanhada de um slogan ácido: "O que não amamos é o fato de qualquer pessoa querer tirar a liberdade de escolha sobre o que criar, como criar e sobre o que você faz na web".
A decisão da Adobe de começar uma campanha irônica é uma resposta à 'carta aberta' da Apple, divulgada por Jobs, que classifica a tecnologia Flash, utilizada em muitos sites de vídeos, como o YouTube, e animações, como um "sistema fechado" e "100% proprietário". Ele também afirmou no documento que o desempenho do Flash é fraco quando utilizado em smartphones sensíveis ao toque e em dispositivos móveis.
A Adobe rebateu as críticas por meio de uma declaração: "Acreditamos que os consumidores devem ser capazes de acessar livremente seus conteúdos favoritos e aplicações, indiferente do computador que possuem, do browser que utilizam ou de qual dispositivo atende suas necessidades".
Em abril, a Apple mudou seus termos e condições de licença e proibiu que desenvolvedores de aplicativos usem ferramentas - algumas produzidas pela própria Adobe - capazes de converter arquivos em Flash para as plataformas Apple.

Endereços de Internet estão se esgotando, diz presidente da Icann

Revista Veja
O mundo logo esgotará o número de endereços de Internet disponíveis, por conta da explosão no número de aparelhos conectados com a Web, a menos que as organizações adotem uma nova versão do Internet Protocol, declarou o presidente da organização que aloca os endereços IP.
Rod Beckstrom, o presidente da Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann), disse que apenas oito a nove por cento dos endereços ipv4 ainda estão disponíveis, e que as companhias precisam adotar o novo padrão ipv6 o mais rápido possível.
"Estão se esgotando," declarou à Reuters em entrevista. "A mudança realmente precisa ser realizada. Estamos chegando ao final de um recurso escasso."
O ipv4, usado desde que a Internet se tornou pública, nos anos 80, foi criado com espaço para apenas alguns bilhões de endereços, enquanto a capacidade do ipv6 é da ordem dos trilhões.
Uma multiplicidade de aparelhos, entre os quais câmeras, players de música e consoles de videogames, estão se somando aos computadores e celulares na conexão à Web, e cada um deles precisa de um endereço IP próprio.
Hans Vestberg, presidente-executivo da fabricante de equipamentos para telecomunicações Ericsson, previu no começo do ano que haveria 50 bilhões de aparelhos conectados, até 2020.
Beckstrom disse que "é uma grande tarefa administrativa e de operações de rede... mas terá de ser realizada, porque nós, seres humanos, estamos inventando tamanho número de aparelhos que usam a Internet, agora."
Beckstrom estava em Moscou para a entrega formal do primeiro nome de domínio internacional em alfabeto cirílico para a Rússia. Em lugar de ter de usar o domínio .ru, expresso no alfabeto latino, as organizações russas agora poderão empregar seu equivalente em cirílico.
A Icann aprovou a introdução gradual de nomes de domínio internacionalizados no ano passado. Países podem solicitar nomes de domínio nacionais em outras formas de alfabeto, como o arábico ou o chinês, e isso no futuro será expandido para todos os nomes de domínio da Internet.
Até o momento, Rússia, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos obtiveram aprovação da Icann para usar seus alfabetos nacionais no domínio de primeiro nível, a parte do endereço que vem depois do ponto.

Pausa para o café torna o funcionário mais produtivo

Revista Veja
Os funcionários que não abrem mão de tirar alguns minutos para relaxar durante o expediente agora têm o apoio da ciência para fazer a sua "pausa para o cafezinho". Um estudo britânico revela que o "coffee break" torna os trabalhadores mais produtivos.
Pesquisadores do London School of Hygiene and Tropical Medicine descobriram que a cafeína ajuda a melhorar a memória e a concentração dos funcionários, bem como a reduzir o número de erros cometidos durante o trabalho.
Para os trabalhadores que costumam esticar seus turnos madrugada a dentro, a pausa para o café tem efeito similar ao de um "poderoso cochilo", revela o estudo, publicado no periódico especializado The Cochrane Library Journal. A pesquisa afirma ainda que tomar café ajuda a reduzir os acidentes de trabalho e até mesmo as batidas de carro envolvendo pessoas que acabaram de encerrar um longo expediente. O efeito é benéfico também a médicos e pacientes, já que o café reduz o risco de que profissionais da saúde cometam erros após longos períodos de plantão.
Os pesquisadores britânicos analisaram o resultado de 13 pesquisas anteriores que estudavam o comportamento de trabalhadores que costumavam trabalhar por longos períodos, a maioria com idade em torno dos 20 anos. Mais tarde, um grupo de voluntários foi chamado a realizar testes de memória, concentração, uso de palavras e raciocínio - duas das provas tinham como objetivo verificar se eles estavam propensos a cometer erros simples.
A uma parte dos voluntários foi permitido tomar café após os testes. Os grupos, então, repetiram os exames, desta vez sob a influência de mais fatores externos, como luzes brilhantes. Algumas pessoas puderam até tirar um cochilo. Os resultados da segunda etapa mostraram que aqueles que puderam beber café tiveram melhores resultados nos testes de concentração, memória e raciocínio.
Entre os voluntários que tomaram café e os que tiraram um cochilo, houve pouca diferença nos resultados de uma forma geral, embora os primeiros tenham cometidos menos erros durante os exames. Os resultados mostram que a cafeína pode reduzir o número de erros e melhorar a capacidade cognitiva dos funcionários, disse Katharine Ker, que liderou o estudo.

Anticoncepcional diminui o desejo sexual das mulheres

Revista Veja
Um novo efeito colateral é atribuído ao anticoncepcional: a diminuição do desejo sexual nas mulheres.
A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, que entrevistou mais de mil mulheres e descobriu que a contracepção oral reduziu drasticamente a libido delas. O mesmo foi observado com outros métodos hormonais, como implantes.
O levantamento sugere que pelo menos um sexto das mulheres que tomam pílula estão sujeitas a sofrer redução do desejo sexual. Em compensação, aquelas que usam apenas a camisinha como método contraceptivo não declararam ter problemas com a libido.
A causa - Os pesquisadores acreditam que essa redução da libido possa estar relacionada com o fato de que, para evitar a ovulação, a pílula acaba reduzindo também a testosterona - hormônio responsável pelo desejo sexual.
"A ironia é que essas mulheres têm um medicamento que livra da preocupação com uma gravidez indesejada. Mas essas mesmas mulheres não têm informações importantes sobre os possíveis efeitos colaterais da pílula, e acabam não tendo o sexo seguro que gostariam", destaca o médico Irwin Goldstein, editor do Journal of Sexual Medicine, onde o estudo foi publicado.

Cinco mitos sobre o fluxo menstrual
1. O sangramento mensal elimina toxinas e limpa o organismoO que dizerm os médicos: A menstruação é a expulsão do endométrio, revestimento interno do útero, que descama quando há uma queda dos níveis de estrogênio e progesterona no organismo. Durante esse processo, pequenas veias e artérias são rompidas. A menstruação não depura o corpo, apenas elimina o tecido endometrial e o sangue decorrente dessa descamação
2. A pausa mensal na cartela de pílulas serve para eliminar o acúmulo de hormônios no organismoO que dizerm os médicos: Entre trinta e 48 horas após a ingestão de cada comprimido, os hormônios já foram completamente metabolizados e eliminados do organismo. Além disso, os ginecologistas argumentam que, apesar de sintéticos, os hormônios das pílulas contraceptivas são extremamente parecidos com os hormônios naturais – e, portanto, não requerem um período para desintoxicação
3. O ciclo estendido compromete a fertilidade da mulherO que dizerm os médicos: Estudos que acompanharam mulheres durante dois anos de uso contínuo da pílula mostraram que a taxa de retorno à fertilidade, uma vez suspenso o método, é comparável à da utilização convencional do medicamento. Em ambos os casos, assim que o uso é interrompido, os óvulos voltam a amadurecer nos folículos ovarianos e o endométrio retoma o processo de formação, descamando no próximo ciclo se a mulher não engravidar
4. Após alguns meses sem menstruar, os sintomas da TPM, as cólicas e o fluxo voltam com mais intensidadeO que dizerm os médicos: Não há nenhuma razão para que isso aconteça. Tensão pré-menstrual, cólicas e intensidade do fluxo dependem do organismo de cada mulher. Sem a pílula, o corpo apenas volta a funcionar normalmente, produzindo os mesmos sintomas de antes do tratamento
5. Menstruar todo mês é um processo naturalO que dizerm os médicos: Para uma corrente de ginecologistas, natural mesmo seria a mulher engravidar seguidamente, já que o organismo feminino se prepara para uma gestação a cada ciclo menstrual. O sangramento mensal da mulher que utiliza a pílula com a parada regular, a cada 21 dias, é menos abundante porque o endométrio expelido não é espesso, como ocorreria se ela estivesse ovulando
Fontes: Achilles Machado Cruz, Cecilia Roteli, Afonso Nazário e César Eduardo Fernandes, ginecologistas

Mulheres são melhores líderes que homens

Revista Veja
Mulheres que ocupam cargos executivos são vistas como melhores líderes do que os homens, aponto um novo estudo da Universidade Duke, dos Estados Unidos. O importante, de acordo com os especialistas, é que elas quebrem a barreira do estereótipo de que são muito "sensíveis" para comandar uma negociação.
A pesquisa, que foi publicada no Journal of Applied Psychology, concluiu que as mulheres são consideradas mais eficientes para assumir cargos de lideranças, e elas também sabem levar melhor os relacionamentos profissionais do que os homens. "Em ambientes de negócios, competência e simpatia costumam ter um certo nível de compatibilidade para as mulheres", destaca o coordenador Ashleigh Rosestte.
Avaliação - O levantamento para avaliar o papel das mulheres à frente dos negócios foi feito com mais de 300 estudantes da universidade - de graduação e pós-graduação -, que analisaram as características de líderes fictícios. Quando compararam as trajetórias de mulheres e homens citados e a razão de seu sucesso, eles se mostraram mais favoráveis à ascensão delas. Eles justificaram dizendo que as mulheres são mais competentes, principalmente por enfrentar os preconceitos da sociedade para assumir funções antes exclusivamente masculinas.
"Muitas vezes, as mulheres têm que trabalhar duas vezes mais para obter a metade do reconhecimento conferido aos homens. Então, executivas bem-sucedidas podem se beneficiar desta percepção, levando vantagem no posto de líder", explica Rosestte, salientando que os traços de um líder tradicional, geralmente remetidos a um homem, devem ser eliminados.

Congresso recebe projeto de lei de pensão e prêmio a ex-campeões mundiais de 58, 62 e 70

Revista Veja
O Diário Oficial da União publicou na edição desta quinta-feira mensagem do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva - nº 228, com data de 12 de maio - informando o encaminhamento ao Congresso do texto de projeto de lei que "dispõe sobre a concessão de prêmio e de auxílio especial mensal aos jogadores das seleções campeã do mundo de 1958, 1962 e 1970".
Segundo a redação do projeto, o presidente pretende dar um prêmio de 100.000 reais a cada jogador - titular e reserva - dos três mundiais, ou a seus herdeiros. A proposta ainda prevê a pensão vitalícia no valor de 3.416 reais a cada um - valor máximo de uma pensão
Lula começou a tecer o projeto em 2008, na época das comemorações dos 50 anos do primeiro título mundial brasileiro, na Suécia.

“Lula não pode estragar a oportunidade de o Brasil ser a próxima nação indispensável”

por Patricia Campos Mello - O Estadão
“Lula não pode estragar a oportunidade de o Brasil ser a próxima nação indispensável” – esse é o título do artigo publicado hoje no HuffingtonPost por Steve Clemons, famoso blogueiro e diretor do New America Foundation, instituto de pesquisas muito próximo do governo Obama. No artigo, Clemons diz que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se intrometer no jogo EUA-UE contra Irã transformou o enorme entusiasmo do governo Obama pelo Brasil e por Lula em “uma confusão; para alguns trouxe grandes dúvidas sobre o discernimento do Brasil”.Ele explica que para os Estados Unidos, fazer com que o Irã desista de sua capacidade de fazer uma bomba nuclear, latente ou real, está perto do topo das prioridades, ou é o maior objetivo de segurança nacional do governo Obama. “E o Brasil se tornou um obstàculo para uma das maiores prioridades dos EUA e da UE”, diz Clemons. “Talvez seja má política de Estado. Ou no mínimo uma aposta arriscada que vai ter custos elevados se fracassar.”Segundo o articulista, altos funcionários do governo Obama, além de experientes membros no Senado e na Câmara, afirmam que Obama finalmente estava pronto para defender a entrada do Brasil em um Conselho de Segurança da ONU reformulado, mas aí Lula se meteu na confusão do Irã. “E a postura de Lula, até agora, não tem sido de mediador equilibrado, mas sim de defensor das declarações do Irã”, diz Clemons.De acordo com Clemons, Obama estava tentando dar um “upgrade” na relação com o Brasil, aproximá-lo do status da Grã-Bretanha, Israel e Japão, que têm as chamadas “relações especiais” com os EUA. “Mas a aproximação com o Irã ameaça tudo isso”. A “A viagem do presidente Lula ao Irã e seu entusiamo para se inserir como mediador entre o Irã e os paíse do P5 + 1 (os membros do Conselho de Segurança da ONU, EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha e França, mais a Alemanha) está cheia de perigos para seu legado e para as aspirações do Brasil de entrar nas mais poderosas instituições globais”, diz.Há dois possíveis resultados da viagem de Lula a Teerã, acredita Clemons. Primeiro, o presidente brasileiro pode conseguir convencer o Irã de que é possível escapar das pressões dos P5+1 e achar outra solução política. “Isso iria irritar seriamente o governo americano”, diz Clemons.. .Ou então, Lula pode levar a Teerã a mensagem que Obama, Javier Solana da União Europeia e o ex-chefe da Agencia Internacional de Energia Atômica, Mohammad El Baradei, querem transmitir – se comprometem a entrar em discussões sérias sobre as preocupações do regime iraniano acreca de sua própria segurança e sua inclusão em instituições globais, em troca de maior transparência sobre seu programa nuclear para aumentar a confiança dos outros países.“O Brasil, no crepúsculo do governo Lula, precisa consolidar confiança no país em vez de semear dúvidas, na medida em que encara escolhas fundamentais a respeito do tipo de nação que quer ser, em um momento de inflexão em sua ascensão global.”Clemons conta ter participado de um evento organizado pelo Itamaraty, que teve convidados eminetes pensadores de relações internacionais, como o pesquisador Parag Khanna, Julia Sweig do Council on Foreign Relations, e David Rothkopf do Carnegie Endowment for International Peace. O secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, foi anfitrião do encontro. Clemons elogia a estratégia do Brasil de se inserir em novos polos de poder global.“O Brasil tem mostrado imensa habilidade política ao se posicionar como a “nova nação indispensável” em quase todo novo cluster de nações, tentando preencher um vácuo em um mundo cheio de instituições anacrônicas , cujas estruturas de poder não refletem a realidade atual”, diz Clemons. Para ele, as recentes cúpulas do BRICS e do Ibsa seriam um reflexo do “posicionamento brilhante” de Lula e seu governo, juntamente com a postura do Brasil nas discussões sobre aquecimento global e a ajuda para transformar o G20 no novo centro de poder para assuntos econômicos globais.“Mas a realidade é que os Estados Unidos ainda são o personagem vital do globo, que pode facilitar ou restringir as aspirações das novas potências.”

'Pecados do Meu Pai' traz história de Pablo Escobar


Do Estadão

Em documentário, filho pede perdão às vítimas de seu pai, o narcotraficante mais famoso da História

Seu verdadeiro nome é Juan Pablo Escobar, que ele mudou por segurança e para se proteger do preconceito. Aos 33 anos, mora em um imóvel alugado com a mulher, a mãe e a irmã em Buenos Aires. Todos os bens de seu pai foram confiscados. Era com Juan Pablo que Escobar falava ao telefone quando a chamada foi interceptada pela polícia, o que resultou na sua perseguição e morte horas mais tarde.


Ariel Palacios, correspondente Buenos Aires
BUENOS AIRES - O colombiano Pablo Escobar Gaviria (1949-1993) foi o narcotraficante mais famoso da História. Nos anos 80 - quando era o sétimo homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes - comandava uma organização mafiosa que foi diretamente responsável pelo assassinato de 4 mil pessoas. Ele inaugurou a modalidade dos carros-bomba em seu país, que ficou econômica e politicamente desestabilizado.
Escobar até construiu para si uma prisão de luxo - La Catedral - como condição para entregar-se ao governo. Meses depois fugiu e foi morto. Seu funeral reuniu 20 mil pessoas que o idolatravam. No meio dessa vida intensa, Escobar teve tempo para criar um filho, para o qual lia o conto dos Três Porquinhos e cantava a ária La Donna È Mobile, de Giuseppe Verdi.
Depois de sua morte, a família de Escobar partiu da Colômbia e instalou-se em Buenos Aires, após tentar viver em vários outros países. Ali, seu filho, Juan Pablo - adolescente na época da morte do pai -, mudou o nome para Sebastián Marroquín e reconstruiu sua vida. Mas sentia que estava pendente um pedido de desculpas, mais especificamente, aos filhos de políticos mortos por ordens de seu pai, entre eles, os de Rodrigo Bonilla (em 1984, quando era ministro da Justiça) e Luis Carlos Galán (em 1989, quando era candidato à presidência da Colômbia).


Essa oportunidade - e de contar como era o ‘Escobar pai’ - surgiu quando o diretor de cinema Nicolás Entel lhe propôs a realização do documentário Pecados do Meu Pai, que estreia hoje no Brasil. Em entrevista, Marroquín confessa que seu pai sempre tinha desculpas para a violência e fala sobre propostas anteriores de filmes, que rejeitou por enfatizarem só o lado criminoso de Escobar.
Você já havia recebido propostas de outros filmes antes?
Descartei propostas anteriores de filmes, pois todas pretendiam exaltar o estilo gângster. Eram propostas para filmes mais sensacionalistas, que queriam explorar a imagem de meu pai. Não me parecia correto. Há filmes que mostram a vida dos narcos (narcotraficantes) em festas rodeados de mulheres. Mas isso é uma breve fase da vida de um narco. A maior parte do tempo é de violência, perseguições e morte. Por isso, gostei da proposta de Nicolás (Entel), pois pretendia contar a história do ponto de vista dos filhos das pessoas envolvidas.
Você teve muita desconfiança, antes de iniciar o projeto?
Entel levou seis meses para me convencer. Depois de idas e voltas, aceitei. Voltei para a Colômbia, atrás de arquivos, e foi uma surpresa ver que ainda havia muita coisa, pois ao partir havíamos pedido que queimassem tudo.
Quando pediu perdão aos filhos de Lara Bonilla e Galán, eles disseram que não havia nada a perdoar, pois você não era o autor dos crimes...
Este é um exemplo de que é possível perdoar, de que as pessoas podem diferenciar as gerações envolvidas nos fatos e que elas podem encontrar a paz no caminho. Como filho (de Escobar), posso dar depoimento daquilo que aprendi e convidar os jovens para que não entrem na violência. Se nós, estas três famílias, pudemos superar isso, o país também pode.
Sua vida como filho de Pablo Escobar - além da trajetória de seu pai - poderia transformar-se em um livro?
Esta é uma história muito longa. Se bem que ocorreu em um período relativamente curto não dá para resumir 30 anos em apenas em 94 minutos de filme. Não tenho certeza sobre um livro... poderia ser. Gostaria de fazer outros filmes, para contar histórias que sirvam para reflexão, não necessariamente vinculadas com a Colômbia, mas para explicar sobre os caminhos da violência.
Disse que passou sua vida explicando o que seu pai fez... quando acha que poderá ter uma vida própria?
Estou em contínuo processo de "reinvenção". Carrego nas costas esse passado. Na Argentina tive a possibilidade de viver de forma anônima durante 10 anos. Pude evitar o preconceito. Agora não sinto a pressão de ter que ocultar nada. Tenho 32 anos... há 16 anos que sinto que vivo "horas extras"...
Poderá usar de novo o nome Juan Pablo Escobar?
Eu tenho a possibilidade legal de voltar a utilizar esse nome. Mas o nome novo me permitiu ficar livre dos preconceitos e avançar na vida.
Discutia com o seu pai sobre os atos de violência que ele cometia?
Sim. Mas ele era um homem que sempre tinha desculpas e argumentos para a violência. Estava rodeado de aduladores que o estimulavam a isso. No dia em que entrou na prisão La Catedral, a dedicou a mim. Ele disse que eu era seu "filho pacifista de 14 anos"...

''Lei vai acabar com extorsão de fiscais''

O Estadão

Para Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a proposta do alvará provisório vai acabar com a "extorsão dos fiscais", além de tirar da informalidade milhares de estabelecimentos comerciais. Burti afirma que as atuais exigências da Prefeitura para a concessão do alvará definitivo estão "em desacordo com a realidade".
"A nova lei muda o foco da fiscalização. Não adianta pegar o coitado que ganha R$ 5 mil por mês. Esse empresário busca alternativa para a sobrevivência. É uma pessoa física que quer se tornar jurídica. Só que a fiscalização leva essa pessoa para a informalidade ao cobrar (propina) dele", afirmou Burti.
A mesma opinião tem o presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel), Percival Maricato. "É uma solução paliativa, mas melhor que nada em um setor com tanta insegurança jurídica", avalia.
O líder do PPS, vereador Cláudio Fonseca, destaca que os maiores beneficiados no atual projeto de lei serão os hospitais e as universidades particulares. Diferentemente de lojas, bares e demais estabelecimentos, que só poderão requerer licença provisória por um ano, esses locais terão a chance de prorrogar indefinidamente o prazo. "Existe uma regra (artigo 12 da lei) que permite a eles prorrogar a licença provisória por tempo indeterminado. É uma grande anistia", diz ele, que considera os outros casos apenas licenças temporárias.
O vereador afirma que o texto também livra do cumprimento das normas de segurança os comércios e locais de reunião com capacidade igual ou inferior a cem pessoas. Essas regras fazem parte dos requisitos para a concessão do alvará de funcionamento. "Mas, no geral, a lei tem o mérito de reduzir a burocracia para o pequeno empresário", diz Fonseca.
Vice-presidente do Legislativo, Dalton Silvano (PSDB) diz que "ao liberar o alvará da empresa mesmo que o imóvel não esteja completamente regularizado, o comércio fica legal". "Isso reduz a corrupção", diz.
Dono de uma pizzaria sem alvará, aberta em 2006 no bairro de Santa Cecília, região central, um empresário que pediu sigilo da identidade não acredita que a lei possa ser um avanço. "Em um ano, eu não consigo providenciar todas as exigências. Só para adaptar o imóvel que alugo para o acesso aos deficientes custaria pelo menos R$ 20 mil. Não posso investir esse tanto em um imóvel que não é meu", reclamou.

Propaganda do PT revela preocupações com discurso e imagem de Dilma

por Jose Roberto de Toledo - O Estadão
Pelos destaques do programa do PT, percebem-se as principais preocupações de Lula com a estratégia de campanha de Dilma:1) ao compará-la a Nelson Mandela, tenta afastar a pecha de “terrorista” que a oposição tenta impingir à presidenciável através da internet, por ela ter participado da luta armada ao regime militar. O programa pintou-a como lutadora pela liberdade.2) associá-la mais a programas sociais do governo: Luz para Todos e Minha Casa Minha Vida. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ficou em segundo plano.3) reforçar seus laços com Minas Gerais e Rio Grande do Sul, colégios eleitorais importantes e onde ela perde para José Serra.4) comparar realizações sociais da dupla Lula-Dilma com a dupla FHC-Serra.
Chamou a atenção o ângulo escolhido para enquadrar a candidata na maior parte do programa: meio de lado, como se ela estivesse dando uma entrevista. O objetivo dessa narrativa é apresentar a candidata ao eleitor, o que foi reforçado pela fala de Lula, captada no ângulo oposto. De quebra, só os mais observadores puderam perceber que ela estava lendo o texto, e não falando de improviso.
A contrapartida desse enquadramento é que Dilma não se dirige frontalmente ao eleitor, não cria cumplicidade. Isso só foi acontecer no final do programa, quando, segundo a lógica do roteiro, ela já havia sido apresentada ao telespectador. Foi uma seleção de imagens à la Dunga, cuidadosa, quase defensiva.
No esforço de criar empatia, o sorriso no rosto da candidata foi permanente, trocado por uma ruga na testa apenas quando Dilma falou sobre o período da ditadura militar. Algumas passagens soaram menos espontâneas do que outras, especialmente no trecho em que ela fala sobre seu “sonho de fazer avançar esse país”, em comparação a quando ela disse que sua vida “sempre foi enfrentar e vencer desafios”.
Embora tenha se esforçado para parecer afetuosa com as pessoas que “entrevistou” durante o programa, como ao pousar diversas vezes a mão sobre “dona Ieda” quando falavam do Luz para Todos, foram essas as passagens em que Dilma se mostrou menos à vontade, ora cruzando os braços às costas, ora acariciando o próprio braço repetidamente.
Em um ambiente controlado, dirigida e ensaiada, Dilma conseguiu projetar uma imagem com potencial para ganhar votos. Resta saber como ela se portará em situações em que precisará reagir de improviso, sob tensão e sem uma segunda chance, como em uma entrevista ao vivo ou em um debate com Serra.

Do Blog: O PT tenta fabricar uma Dima candidata. Planejam seu comportamento, ela só lê o discurso pronto, apelam para todo tipo de técnica para passar ao público uma imagem que não é a verdade. Cria-se a ilusão de que estamos diante de uma mulher especial, e ela não é. Como na maioria das coisas do governo, mais uma farsa.

Vereador de Sorocaba (SP) é proibido de frequentar bares após dirigir alcoolizado

Folha Online
A Justiça de Sorocaba (99 km de São Paulo) proibiu nesta terça-feira (11) o vereador Emílio Ruby (PMN) de frequentar bares, danceterias e boates nos próximos dois anos após ele ter sido flagrado pela Polícia Militar, em setembro, dirigindo alcoolizado.
A medida tomada é resultado de um acordo entre o vereador e a Justiça da cidade. Ruby disse que não terá dificuldades para cumprir a decisão, pois tem outros tipos de lazer.
Também músico, a decisão o impede de vez de se apresentar com sua dupla sertaneja Diamante e Ruby. Ele alega que já estava afastado dos palcos desde que assumiu o mandato, em janeiro de 2009.

Multa para quem leva criança fora de cadeirinha no carro começa valer em junho

Folha Online
O transporte de crianças de até sete anos e meio de idade deverá ser feito com equipamentos de segurança no banco traseiro. A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) foi aprovada em 2008, mas será obrigatória somente a partir de 9 de junho. Em caso de infração, a multa será de R$ 191,54 (gravíssima), com sete pontos na carteira.
A recomendação é que recém-nascidos com até um ano de idade sejam transportados no bebê-conforto. De um a quatro anos, as crianças devem ir em cadeirinhas. Entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem o booster --elevação de assento. Já as crianças acima de sete anos e meio até dez anos devem viajar somente no banco traseiro, com a utilização do cinto de segurança.
"A legislação já está em aplicação, mas a partir de 9 de junho será obrigatória com fiscalização e multa. Atualmente é apenas orientação aos motoristas", afirmou o ministro.
Dados mostram que em 2007 morreram 2.134 crianças em acidentes de trânsito em todo o país. Já em 2008, houve uma redução para 802 mortes.
O modelos dos assentos varia de preço, entre R$ 150 a mais de R$ 1.000, valores considerados altos para a população de baixa renda. No entanto, o prefeito de São Paulo não acredita que o valor seja um empecilho para o cumprimento da lei.
"Se um cidadão tem um filho e teve recursos para comprar um carro, não é possível, é inadmissível que ele não tenha recursos para comprar essa cadeirinha. Seria imperdoável que algum pai ou mãe pudesse dar esse argumento", justificou Kassab.
Durante a apresentação da campanha, o ministro Márcio Fortes se emocionou ao lembrar que seu filho de 22 anos morreu em um acidente de carro há seis anos, no Rio de Janeiro. Segundo o ministro, ele estava dirigindo um veículo que capotou e, apesar de estar com cinto, não sobreviveu.
Fortes criticou os motoristas imprudentes que acham que nada de ruim irá acontecer."Eu já perdi um filho. Aconteceu lá em casa, pode acontecer com qualquer um. E depois que a gente começa a conversar com as pessoas, vai ver quantos perderam filhos", lamentou.
O ministro também ressaltou que a pena da infração vai diminuir a impunidade. "Quem já está conscientizado não vai precisar da fiscalização, porque não vai cometer nenhuma infração. E quem está distraído vai cometer a infração e vai doer [será castigado] nos pontos e na carteira."
Usando bonés e camisetas da campanha com os dizeres "sou legal no trânsito", Kassab, Fortes e o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, distribuíram panfletos com orientações e conversaram com pais e filhos de um colégio no centro de São Paulo.
Materiais educativos também serão distribuídos em escolas. "É importante que essa campanha também chegue até as crianças, pois os filhos começam a cobrar dos pais", disse o ministro.
São Paulo
A cidade de São Paulo tem a maior frota de veículos do Brasil, mais de 6 milhões. Apesar disso, a cidade tem um índice pequeno de mortes de crianças no trânsito: em 2008 foram seis casos, e, em 2009, foram registradas cinco mortes.
Pesquisas da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) indicam que 90% dos motoristas da cidade transportam crianças com até dez anos somente no banco traseiro. Já o cinto de segurança e as cadeirinhas são utilizados por apenas 30% das crianças.
No ano passado, a CET aplicou 3.058 multas para casos de crianças sem cinto no banco traseiro. Até o mês de abril deste ano, foram 1.104 autuações.
"A fiscalização será difícil, pois o agente da CET não poderá parar o veículo, por isso serão feitas blitz em conjunto com a Polícia Militar", afirmou o secretário de Transportes.
Táxis
Os taxistas também devem aderir à nova regra. Na próxima semana, haverá uma reunião com o presidente do sindicato dos taxistas em São Paulo para decidir se a categoria também participará da campanha.
"A resolução diz que não é obrigatório para os taxistas, mas nós vamos tentar a aderência deles, pois a conscientização dessa categoria é importante", afirmou Moraes.
No entanto, nenhuma regra foi definida, como, por exemplo, quem arcaria com os custos da compra dos equipamentos.

Tattoo Mix em Santos homenageia Tattoo Lucky


Foto: o dinamarquês Tattoo Lucky, pioneiro da tatuagem no Brasil
Portal UOL
Começa nesta sexta-feira (14) a 2ª Tattoo Mix Convention, festival de tatuagens que acontece em Santos (SP). O evento, que vai até domingo (16), homenageia o dinamarquês Tattoo Lucky, que aportou no cais da cidade praieira em 1959 trazendo a primeira máquina elétrica de tatuagem para o Brasil.A convenção terá 60 estandes apresentando produtos e serviços para os profissionais de tatuagem e a presença de artistas como Beicinho, Mário Vitor, Beto Satã, Daillier e Danielle Perrone.Concurso - A programação da 2ª Tattoo Mix Convention prevê também a realização de jornada de biossegurança, mesa-redonda de tatuadores e concurso dos melhores desenhos e tatuagens. As categorias previstas para desenho são Colorido, Preto e Branco e Temas Brasileiros. Já as melhores tatuagens serão julgadas nas seguintes categorias: Tribal, Colorida, Costas, Oriental, New School, Old School, Portrait (acompanhado de foto), Preto e Cinza, Comics, Realismo (acompanhado de foto), Temas Brasileiros, Pin-ups, Melhor do Evento e Melhor feita no evento.
"2ª TATTOO MIX CONVENTION"Quando: de 14 a 16 de maio de 2010Onde: Clube Saldanha da Gama (av. Alm. Saldanha da Gama, 44/63, Ponta da Praia, Santos-SP). De sexta a domingo, das 14h às 22hQuanto: R$ 15Informações: Mais detalhes sobre o evento no site da 2ª Tattoo Mix Convention.