sexta-feira, 14 de maio de 2010

Adobe usa 'carta aberta' e ironia para responder críticas de Jobs

Campanha irônica da Adobe responde críticas da Apple (Foto: Divulgação)

Revista Veja
Após Steve Jobs divulgar uma "carta aberta" criticando a tecnologia Flash, Chuck Geschke e John Warnock, fundadores da Adobe, proprietária do software, decidiram utilizar a mesma estratégia para rebater os comentários de Jobs.
Para os executivos da Adobe, a Apple quer comprometer o futuro da internet.
No intuito de alfinetar a companhia americana, a desenvolvedora de software deu início a uma campanha publicitária em jornais e sites populares de tecnologia onde os anúncios têm como mote a frase "We Love Apple" (Nós amamos a Apple). A publicidade vem acompanhada de um slogan ácido: "O que não amamos é o fato de qualquer pessoa querer tirar a liberdade de escolha sobre o que criar, como criar e sobre o que você faz na web".
A decisão da Adobe de começar uma campanha irônica é uma resposta à 'carta aberta' da Apple, divulgada por Jobs, que classifica a tecnologia Flash, utilizada em muitos sites de vídeos, como o YouTube, e animações, como um "sistema fechado" e "100% proprietário". Ele também afirmou no documento que o desempenho do Flash é fraco quando utilizado em smartphones sensíveis ao toque e em dispositivos móveis.
A Adobe rebateu as críticas por meio de uma declaração: "Acreditamos que os consumidores devem ser capazes de acessar livremente seus conteúdos favoritos e aplicações, indiferente do computador que possuem, do browser que utilizam ou de qual dispositivo atende suas necessidades".
Em abril, a Apple mudou seus termos e condições de licença e proibiu que desenvolvedores de aplicativos usem ferramentas - algumas produzidas pela própria Adobe - capazes de converter arquivos em Flash para as plataformas Apple.

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