sexta-feira, 30 de abril de 2010

Adobe reage às críticas feitas por Steve Jobs no site da Apple

Folha Online
A Adobe resolveu responder às críticas sobre o software Flash, feitas por Steve Jobs na quinta-feira (29) no site da Apple.
"O Flash foi criado durante a era do PC [computador pessoal] para PCs e mouses", afirmou Jobs, em uma longa mensagem postada no site da empresa de Cupertino, na Califórnia (a íntegra está disponível aqui, em inglês).
"A era móvel é sobre dispositivos com baixo consumo de energia, interfaces de toque e padrões abertos da web --todas as áreas em que o Flash é insuficiente", escreveu Jobs.
Em entrevista concedida ao blog Digits do jornal "The Wall Street Journal", o executivo-chefe da Adobe, Shantanu Narayen, classificou as críticas como um "ataque extraordinário" por parte de Jobs.
Ele declarou ainda que a preocupação da Apple reside no fato de que o software de aplicações da Adobe é composto para múltiplas plataformas, e não como algo exclusivo, de acordo com a vontade de Jobs.
Em comunicado divulgado ontem, a companhia também afirmou que a Apple está tentando induzir os desenvolvedores e consumidores a crer em uma coleção de tecnologias "únicas e proprietárias".
Na entrevista ao "WSJ", o diretor-executivo da Adobe afirma ainda que os problemas tecnológicos mencionados por Jobs são "realmente uma cortina de fumaça", afirmando que mais de cem aplicativos usados no Flash foram aceitos na App Store (loja de aplicativos da Apple).
"Quando você recorre à linguagem de licenciamento" para restringir este tipo de desenvolvimento, diz ele,"não tem nada a ver com tecnologia". Há algumas semanas, a Apple fez uma manobra na política voltada a desenvolvedores de aplicativos, a fim de estrangular o desenvolvimento de Flash no iPhone e iPad.
"Temos diferentes visões de mundo", disse Narayen. "Nossa visão de mundo é multiplataforma."

Nenhum comentário:

Postar um comentário