Revista Veja
Um estudo europeu comprovou que a combinação de hábitos pouco saudáveis - como fumar, beber, não fazer exercícios físicos e comer alimentos pobres em vitaminas, proteínas e minerais - diminui a expectativa de vida. Pior: faz com que as pessoas envelheçam, pelo menos, 12 anos.
Cerca de 5.000 pessoas participaram da pesquisa, que durou 20 anos. Desse total, um terço admitiu fumar, beber em excesso, comer mal e não praticar qualquer exercício físico. Segundo o estudo, a maior parte das mortes em consequência de maus hábitos está relacionada a doenças cardíacas e câncer.
"Muitos estudos têm mostrado que hábitos poucos saudáveis, o que inclui o cigarro, a falta de atividades físicas, o consumo em excesso de álcool e uma dieta pouco balanceada estão associados a doenças cardíacas, câncer e morte prematura", disse Elisabeth Kvaavik, especialista da Universidade de Oslo, na Noruega.
O levantamento mostrou ainda que o cigarro aumenta em até 58% a chance de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão e morrer por conta da doença. O estudo norueguês foi publicado no periódico Archives of Internal Medicine.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário