sexta-feira, 21 de maio de 2010

20 anos sem o Maluco Beleza

Revista Época
Ele não nasceu há dez mil anos atrás - se ainda estivesse cantando e tocando, teria nascido há 64 anos. Na sexta (21), completam-se 20 anos desde a morte de Raul Seixas, que deixou um legado musical incomparável e uma grande legião de fãs mais incomparáveis ainda. Baiano de nascença e morador do Rio por alguns anos, Raul viveu em São Paulo nos últimos anos de vida. Entre lançamento de livro e peça de teatro, selecionamos cinco eventos em tributo ao maluco beleza que ocorrem na cidade. Passeata: 20 anos sem Raul Na sexta (21), a congregação de fãs começa por volta das 13h em frente ao Teatro Municipal. De lá, a passeata segue em direção à Catedral da Sé, às 18h, passando pelo Viaduto do Chá. Essa caminhada “raulseixiana” já acontecia como homenagem ao artista antes de sua morte. Nesse ano, é estimada a presença de 20 mil pessoas, incluindo turistas dos EUA e do Japão. “Isso virou uma data sagrada. Independente da temperatura e da data da semana a gente está lá”, afirma Sylvio Passos, fundador do fã clube Raul Seixas Rock Club e amigo do músico.


Exposição: Raul Seixas – O Prisioneiro do Rock

A mostra, que acontece no Museu Afro Brasil, reúne 30 fotografias em preto e branco do roqueiro tiradas por Ivan Cardoso, que o conheceu em 1977. A seleção foi feita entre 400 imagens captadas, nove delas com intervenções coloridas do artista. Além das fotos, oito capas de discos e dez livros editados sobre Raul estarão expostos. Museu Afro Brasil. Av.Pedro Álvares Cabral, Pavilhão Manoel da Nóbrega, portão 10, Ibirapuera, 5579-8542. Terça a domingo, 10h/17h. Grátis. Abre sexta (21). Até 27/9.

Peça: À Espera do Trem das 7

Na peça de teatro assinada e encenada pelo ator pernambucano Samuel Luna, tudo se passa entre a hora da morte de Raul e a hora em que seu corpo foi encontrado. Traz no repertório 16 músicas de músico, com o acompanhamento do pianista Leonardo Siqueira. “O Raul Seixas morreu em São Paulo. Foi o lugar onde ele viveu durante anos. É uma cidade que tem uma ligação muito forte com a obra do Raulzito. A maior concentração de fãs e pessoas importantes na vida do Raul Seixas estão aqui”, afirma Luna, que chega à São Paulo depois de uma temporada por cidades nordestinas. Teatro Commune (83 lug.). R. da Consolação, 1218, Centro, 3476-0792. Sexta (21), 21h; sábado, 18h; domingo, 16h. R$ 30. Bilheteria: quarta a domingo, 16h30/22h. Livro: Raul Seixas – Uma Metamorfose Ambulante A obra da editora B&A é resultado de uma parceria entre os autores Mario Lucena, Laura Hokan e Igor Zinza e será lançado na Galeria do Rock, no sábado (22) a partir das 13h. A publicação traz como brinde o CD “Alquimia”, da compositora e cantora portuguesa Carina Freitas, que compôs uma canção em homenagem a Raul. A Galeria ainda armará um palco para apresentações de covers e tributos espontâneos de quem estiver por lá. Galeria do Rock. Rua 24 de Maio, 116, Centro.

Show: Toca Raul! O Sesc Santo André faz um tributo ao cantor com apresentações de Paulo Mano, que há mais de 15 anos se dedica a interpretar suas canções, dos grandes clássicos às menos conhecidas. Ele é acompanhamento da Banda Novo Aeon.

Sesc Santo André. Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar,Santo André, SP, 4469-1200. Domingo (23), 16h. Grátis.

Um comentário:

  1. A informação do show Toca Raul está incorreta. Tivemos um projeto chamado Troca Raul, que ocorreu no mês de março de 2010 e um projeto chamado Gigantes em Pílulas, onde esse cantor se apresentou, no período de junho/julho de 2009. No dia 23/05/10, na unidade do Sesc Santo André haverá uma apresentação do grupo Os Brasas do Nordeste, integrando o projeto Jackson do Pandeiro - A trajetória do Rei do Ritmo. Agradeço a atenção.
    Thais Ribeiro
    Comunicação/Assessoria de Imprensa
    Sesc Santo André
    (11)4469.1259

    ResponderExcluir